Como o capitalismo e o livre mercado podem salvar o Brasil

Através deste despretensioso texto, tentarei explicar como uma sociedade de livre mercado é a única forma de melhorar o padrão de vida de todas as pessoas.

Impelido por um sentimento de extrema ojeriza a atual situação política do Brasil, venho tomando consciência de que o Estado é o grande causador de problemas. Antes de discorrer sobre isso, já aviso que não sou anarquista e defendo que a atuação do Estado é fundamental em alguns pontos.

O que é o Estado? É uma organização que nada produz e que se mantem através da espoliação à sociedade. Esta espoliação se dá através dos impostos que, no caso do Brasil, estão cada vez mais altos. As tributações e todo o aparato burocrático tolhem as nossas liberdades individuais, os novos empreendimentos, as novas ideias.

Apenas desregulamentando setores e abrindo as portas para o livre mercado será possível elevar substancialmente o padrão de vida de todos, assim como aconteceu na Coreia do Sul, Hong Kong, Cingapura e agora no Chile. Nestas regiões, a interferência estatal é mínima e as pessoas têm liberdade para empreender, mantendo seu dinheiro no próprio bolso.

No Brasil ocorre o contrário. Percebemos um Estado ridiculamente grande e ineficiente, mas muito competente em restringir os novos empreendimentos.

Ao contrário do discurso esquerdista, que domina grande parte da mídia, das universidades e até das escolas, o capitalismo é o grande responsável por propiciar um aumento no padrão de vida da humanidade. Hoje em dia, uma pessoa de baixa renda tem um padrão de vida mais elevado do que algum grande imperador de alguns séculos atrás.

Tudo isso começou com Revolução Industrial, que massificou a produção, fazendo os preços caírem e deixando os produtos cada vez mais acessíveis à população. O resultado disso foi a queda na taxa de mortalidade e a guinada na população mundial.

Embora muitos não queiram admitir, um Estado como nosso, alimentado pelo mesmo povo que sufoca, é a ruína de qualquer civilização. Lutemos para que o espectro do socialismo seja afastado do mundo, que ele seja varrido da Venezuela, de Cuba, da Coreia do Norte, e que essa praga não se alastre para o Brasil.

Marcel Sepúlveda
Enviado por Marcel Sepúlveda em 27/09/2015
Reeditado em 27/09/2015
Código do texto: T5396316
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.