Uma Vida Nova

Todas as manhãs recebemos novas chances para superarmos as atribulações e desafios que a vida nos impõe. A cada respirar, transpiramos esperanças. Nossa mentalidade transita entre o apego e o desapego, alimentamos nosso ego, resolvemos problemas, buscamos soluções e explicações para o inexplicável. Tudo gira em torno de um ciclo, a ordem natural das estações, do dia e da noite, do nascimento a morte. Quando passamos por períodos de grandes transformações pessoais é comum trilharmos o limiar das expectativas e frustrações, do amor ao ódio, do gosto e do desgosto saboreando o doce e o amargo. Sentimentos nos movem, vivemos de sonhos e ilusões, apostamos todas as nossas fichas em projetos e como em qualquer jogo, ás vezes ganhamos e perdemos.

Se somos poeira das estrelas, como afirmava o renomado astrônomo Carl Sagan, somos feitos de sutilezas, efêmeros detalhes, virtudes e imaginação que fogem a concreta realidade. Somos as escolhas do invisível pairando na limitada e fugaz materialidade onde apenas o pensamento é livre. A vida é recheada de significados, símbolos, teorias, ideias e ideais. Entretanto, o que importa são momentos simples, um abraço, um beijo, o sorriso, os cheiros, as palavras e os gestos e declarações de Amor, o mais sublime dos sentimentos. O Amor é o fundamento da vida que traz alegrias, um turbilhão de emoções e o regozijo e prazer de imergir na calorosa frequência do dar e receber. Uma dádiva que também provoca lamúrias, dor, insatisfação e sofrimento. O Amor dói, cansa e esgota as pessoas na insaciável ânsia de transferir sua felicidade aos outros. As relações amorosas são complexas e complicadas, existem cobranças de todo tipo, não há entendimento ou compreensão dos “porquês” apenas o sentir, o deixar levar-se, a entrega incondicional.

As experiências nos ensinam, carregam aprendizados que se perpetuam e resistem ao tempo como uma cicatriz. Momentos de luto, perdas, tragédias e separações são angustiantes e sufocantes provocando um aperto no coração e um nó na garganta. Momentos que exigem paciência, serenidade e sabedoria, sem precipitações. O exercício de respirar profundamente e deixar esvair as preocupações, enxugar as lágrimas, vislumbrar novos horizontes e valorizar seus princípios que fazem de você quem você é de verdade. Vamos pensar que onde habita o Amor, tudo se resolve. Uma nova vida a cada minuto, um ciclo se encerra e outro se inicia. Podemos viver várias vidas em uma só, aproveitando cada fase, refletindo sobre cada etapa, sabendo que somos incompletos e imperfeitos sempre ocupando a condição de eternos aprendizes. No perigeu da Lua eclipsada, no nascer do Sol radiante recebemos o descortinar de uma Nova Vida, apenas temos que estar atentos para embarcar nessa jornada de renovação e renascimento.

Publicado no Jornal A Folha Torres/RS e Jornal Litoral Norte RS.

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 30/09/2015
Código do texto: T5399904
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.