O JEITINHO BRASILEIRO OU CALHEIRO?

O Brasil realmente é o país do jeitinho. Desde pequeno aprendemos o "jeitinho brasileiro"! Iniciamos logrando a família, como o Renanzinho .Renanzinho, você arrumou a cama? - Sim mãe! Tá tudo arrumadinho! - Então deita, menino, mas não esqueça de apagar a luz! Êta velhinha chata, vou colocar uma toalha na fresta da porta e continuar aqui no recôndito do meu quarto, com meus amigos à bagunçar! Beleza, acalmei a mãe, ainda mais com essas vacas e bois a berrar perto da janela, ela nem perceberá a bagunça dentro do meu quarto! Renanzinho, Renanzinho, mas o que está acontecendo aí? Nada mãe, são os bois que estão mugindo lá fora! Ah, então tá legal! Mas dorme menino, você está elétrico, andou tomando café? Preciso dar um jeito nessa cafeteira, ela está deixando você muito agitado! Imagina mãe, café feito em cafeteira me deixa tranqüilo, esse tipo de café não agita nada ! Sabe mãe, eu não consigo dormir, estou com um tédio. Mãe, ô mãe, liga para o Gontijinho e pede para ele trazer umas fritas, um "lanchinho" para mim, afinal ele é meu melhor "amiguinho" e nada mais justo que me dar uns "presentinhos", afinal eu tenho facilitado as coisas para ele junto à seus pais, influenciando seus professores para dar boas notas, etc...

Renanzinho, você não está fazendo isso, né menino? Ora mãe, amigos são para essas coisas! O nosso lema é ajudar uns aos outros, mas isso só vale para o nosso clubinho! Humm,menino!!!, tá me deixando preocupada! Que nada mãe, fica "fria" aí! Olha mãe, esquece o lanchinho e vai dormir! E a mãe vai para sua alcôva! Puxa galera, acalmamos a velhinha, vamos continuar a festinha! E o tempo passa, e as crianças crescem, e o jeitinho que usávamos com a família se expande de uma forma que abrange tudo a nosso redor, e aí alguns continuam fazendo coisas, que faziam na privada, na vida pública! É o jeitinho brasileiro, que de vez em quando entra pelo cano!