O que é Arte?

ARTE

O essencial é invisível aos olhos

O que é Arte? Podemos definir? Ou somente sentir?

Árdua tarefa se nos depara à frente, tal qual como se fôssemos definir a Vida.

Não podemos definir o imponderável com o ponderável, a “não forma” com a “forma”! Tudo que um artista produz, dizemos ser uma "obra de arte" ou "produção artística". Mas não é Arte, é produto de Arte!

Mas o que é Arte? É atributo do "Ser"? É ato do "Ser"? Arte tem forma?... Por que o artista sente em seu "Ser", como um ente de vida própria, confundindo - se com o seu próprio "Ser"?

Podemos perguntar também a nós mesmos se, não existindo produção artística, existiria Arte? Esta independe daquela? Arte é símbolo ou símbolo é a obra que sai das mãos do artista ?

Os símbolos, materialmente não existem, sejam eles números ou letras ou outros símbolos quaisquer, eles simplesmente não existem!

Mas acreditamos em todos eles como se eles existissem! Os símbolos são uma criação da nossa mente para resolver as “problematizações” que automaticamente também criamos, para processar o “movimento do "Ser", ou Alma, que denominamos “evolução”, ou "crescimento", em termos de acumulação de conhecimentos e experimentações.

Mas, afinal, que é Arte? Onde está o que chamamos Arte?

Se Arte não é símbolo, pois que o artista sente em seu ser essa Realidade, seria possível Arte ser o próprio artista, pois que este, não é um símbolo, e sim uma Realidade sentida por ele próprio? Se as obras do artista são símbolos, e os símbolos não existem, então as obras não existem, sendo uma ilusão também tudo à nossa volta, pois a realidade não é a materialidade, e sim, o imponderável, o invisível, a dimensão da alma criadora... E assim, Arte e artista se confundem, numa simbiose incomparável e indizível !!!

Pedro Pail

Pedro Pail
Enviado por Pedro Pail em 30/10/2015
Código do texto: T5431856
Classificação de conteúdo: seguro