Por Telêmaco Marrace - O VILAREJO DOS RATOS

Num vilarejo exótico, bonito por Natureza e podre de malvadeza, viviam vários tipos de animais, mas basicamente três deles eram os protagonistas principais: As Raposas, os Burros e os Ratos!!! Nessa terra maravilhosa, a maioria era composta de Burros. Todos animais fortes, mesmo com comida escassa, era uma praga!!! Esses animais se reproduziam sem controle! Odiavam leitura, teatro, cinema, ou algo que trouxesse um relampejo de crescimento em seu vilarejo. Em compensação, viviam grudados numa “caixa” reluzente que transmitia fantasias de uma vida ilusória e sonhavam em ser Raposas, aquelas criaturas que apareciam do outro lado da caixa reluzente!

Às vezes as Raposas eram generosas e deixavam os burros e os outros animais participarem de atividades que eram transmitidas pelas caixas reluzentes! Uma atividade em que todos os Burros fixavam os olhos na caixa era chamada de "Somente para Burros", cujo nome já explicava: Burro, Burro , Burro, ou reconhecidamente pelas iniciais "BBB". Essas caixas ainda era o principal canal de comunicação dos Burros, aliás comunicação entre aspas, pois o que saía dessas caixas eram modas de toda espécie pejorativa, onde os Burros seguiam arduamente, gastando toda a sua economia nas porcarias e nos costumes mostrados e ditados pelas Raposas.

Os Burros e muitos dos outros animais, eram fortes, mas não conheciam dessa sua força e eram enganados a todo tempo. Mas, espertos mesmos eram os Ratos que dominavam o lugar!!! Esses eram mestres em enganar Raposas e Burros e qualquer outro tipo de animal que ali existisse. Os mais prejudicados pelos Ratos ainda eram os Burros, pois trabalhavam muito, pagavam muitos impostos, e viviam em lugares inóspitos e sujos, enquanto os Ratos tinham contato direto com eles, apenas de quatro em quatro anos!

Os Ratos eram muito espertos, andavam em bandos, criaram um local separado onde ficavam reunidos de vez em quando para decidirem o que fariam para tomar mais comida dos burros, criando direitos ilusórios e meios de enganar ainda mais, os quadrúpedes !!!

As Raposas, tidas como espertas, articulavam o tempo todo para tomar o lugar dos Ratos, mas nunca chegavam lá e se contentavam em ficar um posto acima dos Burros. De vez em quando, ficavam nervosas e como todo bom canídeo, rosnavam, rosnavam mas não mordiam!!! Se reuniam em bandos, saiam quebrando tudo, brigavam nas ruas...Suas hordas eram engrossadas pelos Burros que iam no embalo, mas sempre eram contidas pelos Ratos, que sempre tinha o apoio dos Rinocerontes!!!

Os Ratos eram realmente fenomenais, dominavam tudo, tinham seu naco em bancos, fábricas, obras públicas, empresas estatais, nada, nada mesmo escapava do controle dos Ratos!!!

Os Burros trabalhavam tanto, mas tanto, que nem prestavam atenção no que os Ratos faziam, aliás nem tinham interesse nisso. Nos finais de semana, juntavam em suas estrebarias e ficavam em frente à caixa reluzente vendo as Raposas correrem atrás de um côco

dentro de quatro linhas. Durante a semana, voltavam para a vida colorida e ilusória que as Raposas distribuíam em vários meses, em capítulos!!!

E assim o Vilarejo ia seguindo seu curso normal, conduzido por uma Anta que tinha o apoio dos Ratos e auxiliada por uma Raposa da espécie das vermelhas, que era das mais perigosas, mas, não havia dúvida que o vilarejo, era governado na sua maioria por Ratos imundos que apesar de sua pequenez, dominavam quadrúpedes que viviam amarrados pela sua ignorância e estupidez!!! Qualquer semelhança desse Vilarejo com algum País, é mera coincidência!!!

(Telêmaco Marrace)