Video-games nas cadeias

Como todos sabemos as penitenciárias públicas são alguns dos lugares mais lamentáveis que existem no mundo.

Por mais grave pecado que uma pessoa tenha cometido, ela não deixa de ser um ser humano, capaz de evoluir, aprender, mudar a forma de pensar e possivelmente nunca mais cometer o mesmo erro.

Mas que tipo de educação estão dando nas cadeias? Muito pouco.

Alguns CDPs não liberam os presos para estudar ou trabalhar e eles são obrigados a ficar muitos meses trancafiados sem praticamente nada para fazer, sendo um grande desperdício de tempo e dinheiro para o estado por mais barato que seja a diária de um preso.

Claro que é possível mudar este quadro aproveitando melhor o tempo dos presidiários em seu desenvolvimento como seres humanos capazes de mudar a si mesmo e serem pessoas melhores. Paradigma este ainda não assimilado pela polícia.

Uma liberação para o mundo ainda parece ser arriscada pelo passado criminal, mas um aperfeiçoamento mental sempre é possível sem prejuízos.

Ainda parece distante a possibilidade de uma biblioteca dentro dos presídios onde os policiais rasgam a capa das bíblias e as folhas do livro sagrado se deterioram e rasgam pelos cantos da sela.

Mas um desenvolvimento mental com resultados rápidos pode ser obtido por meio de veio-games com jogos que desenvolvam o raciocínio lógico, atenção, memória e outras habilidades cerebrais. Mas ainda é preciso uma seleção dos jogos que não tenham violência como tiros ou mortes.

Um jogo de corrida de carro ou de futebol não é algo que possa prejudicar os presos embora alguns ainda afirmam que um jogo de corrida possa ser usado para correr da polícia.

Por mais degradante que seja o ambiente sempre é possível uma busca de uma felicidade pois é torturante ficar em uma sela por anos a fio sem nenhum tipo de felicidade, principalmente para aqueles que não podem receber visitas de familiares ou parentes próximos.

Já foi conseguida uma vitória com a liberação da televisão e rádios nas selas mas é possível melhorar ainda mais a vida daqueles seres humanos errantes e mutáveis com um ambiente mais sadio e feliz. É cientificamente comprovado que um ambiente assim traz melhores resultados mentais tanto no trabalho como em casa e abre caminhos para sair de paradigmas de opróbrio, raiva agressividade, depressão, auto-mutilação, depredação corporal com drogas etc.

gustavo de moraes
Enviado por gustavo de moraes em 14/02/2016
Código do texto: T5542918
Classificação de conteúdo: seguro