Samba de Gafieira

ESCOLA MUNICIPAL VICTOR BELOTI – 22/8/2009

EDUCAÇÃO FÍSICA HUMANISTA

PROFESSOR EDMILSON ROQUE DE OLIVEIRA

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO – 8ª A - Esboço da Apresentação

Expressão Corporal e Samba de Gafieira e Arte em Movimento

As pessoas da turma se posicionam em estátua no espaço do palco (de lado para o público). Inicia-se a música A Banda (Chico Buarque), as pessoas começam a deslocam-se cabisbaixas, chegando a trombarem umas nas outras (Sutilmente Batendo cabeças). Em meio a tantos desentendimentos, uma cena inusitada: Um casal se encontra (ao centro do palco), se olham se reconhecem, se aproximam, se juntam, começam a dançar (8 tempos). Como num passe de mágica, as diferenças se perdem e as semelhanças aparecem. Aos poucos as outras pessoas se olham, se reconhecem se aproximam, se juntam, começam a dançar em grupo. Ao som da música O Homem Falou (Maria Rita) samba.

Conforme as duplas vão se encontrando já iniciam uma formação de círculo que se assemelha a um baile popular em Salão de Gafieira num bairro dos Subúrbios de Rio de Janeiro.

No deslocamento das duplas, vão sendo organizadas as partes de um grande círculo e iniciam uma seqüência de 20 movimentos semelhantes da dança Samba de Gafieira (10 +10 movimentos), alternando as execuções (em 4 e 8 tempos). Os casais ampliam as movimentações na dança, realizando movimentos em duplas. Sendo agora realizados novos movimentos complexos que ampliam também a criatividade e a liberdade de expressão na execução da dança por cada casal. E se empenham em realizar movimentos mais bonitos, exigentes e únicos para cada dupla.

As pessoas retomam uma seqüência final de 10 movimentos semelhantes por todas as duplas. Inicia-se um encerramento (com pose) onde agora os casais expressam alegria,união, realização e eternidade, qualidade de vida, bem estar, neste momento congelamos a imagem e encerra-se a apresentação. Após 4 tempos de congelamento o grupo se desloca à frente para cumprimentar o público.