ESBOÇO DE APRESENTAÇÃO 5ª SÉRIE : Tema – Pobreza

ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS

ESCOLA MUNICIPAL VICTOR BELOTI

EDUCAÇÃO FÍSICA HUMANISTA

PROFESSOR EDMILSON ROQUE DE OLIVEIRA

MARINGÁ, 08 DE SETEMBRO DE 2009

ESBOÇO DE APRESENTAÇÃO 5ª SÉRIE : Tema – Pobreza

Fábula: A menina do Leite – Esopo

Músicas em recortes:

“Caia água cai barraco”..., “Eu sou do povo Eu sou um Zé Ninguém” (Biquini Cavadão)

“Riquezas tão diferentes”... “Você têm fome de quê?...” (Comida – Titãs)

“Brasil mostra sua Cara!...” (Cazuza)

No percurso inicial das atividades personagens retratam os fatos da fábula A menina do Leite – Esopo e como se esses fato só acontecessem no passado. Entra com as batidas de uma música de funk começa a demonstrar nossas ilusões hoje em dia, como se a vida fosse uma grande festa de funk. “Onde se pode tudo”...

Como se fossemos pessoas sem limites, sem responsabilidades.

E para uma considerável parcela das pessoas mais jovens, muitas vezes, são sem muitos sonhos de um futuro melhor. Tanto para nós e ou para aquelas pessoas com as quais repartimos a nossa existência.

A correria do dia a dia não nos permite muitas ações que tornem nossas vidas plenas de realizações dentro das diversas esferas que compõem nossas tão preciosas vidas. Afinal quem somos, quem somos nós sozinhos, sem sonhos e sem outros planos para uma vida melhor em cada uma de nossas atividades do cotidiano.

Apesar de muitas coisas no dia a dia nos fazerem sermos pessoas comuns e buscarmos construir o bem estar e conviver bem com todas as pessoas da comunidade. No início algumas cenas inusitadas de pretensa felicidade no embalo da batida do funk, as pessoas da turma apresentam em meio à dança, gestos que simbolizem as formas de pobrezas existentes na vida das pessoas. Ao som fatalista de piano começam as serem declamadas as falas do poema Além da Imaginação (Ulisses Tavares).

Uma pessoa da turma inicia a fala: “A gente não quer só comida!...” (Comida – Titãs). Ao fundo e crescendo vem as demais pessoas realizando movimentos que representem mudanças positivas de atitudes, participações mais comunitárias e solidárias (ao fundo musical de Comida).

Em grupos, mostrando formas organizadas de ações coletivas congelamos a imagem com sorrisos de esperança de um mundo melhor, vem a fala coletiva: “Brasil Mostra sua Cara!” (Cazuza)( mantendo a expressão por 3 segundos). Cumprimentam as pessoas do público.