ESBOÇO DA APRESENTAÇÃO DOS 2º ANO B e C - Tema: Samba

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MILTON SANTOS

EDUCAÇÃO FÍSICA HUMANISTA

PROFESSOR EDMILSON ROQUE DE OLIVEIRA

MARINGÁ, 04 DE SETEMBRO DE 2009.

ESBOÇO DA APRESENTAÇÃO DOS 2º ANO B e C

TEMA: SAMBA

O cenário é composto por um grupo de pessoas caracterizadas como pertencentes as camadas mais populares do Rio de Janeiro. Em meio ao cotidiano de todos os dias é comum ver as pessoas da comunidade descendo o morro e se reunindo na Casa da Dona Nina, Senhora de muita ginga e habilidades culinárias, em dias de sexta-feira as pessoas da família se encontram para uma boa feijoada e uma roda de samba. Nestes encontros as pessoas no embalo do som do Samba de Partido Alto vão improvisando versos ao ritmos dos sambas mais populares da comunidade.

Num dia especial, foram mais para as representações simbólicas das outras artes e com isso resolveram dramatizar em grupo uma coreografia da boneca de mola, com as pessoas do grupo. Chegaram na casa umas crianças vestindo roupas e tocando instrumentos de percussão e cordas, entoando a um refrão conhecido “Na minha casa todo mundo é bamba, todo mundo bebe, todo mundo samba”... (Casa de Bamba - Martinho da Vila) e iniciam a representação da dança da boneca de molas com a música “Moreninha, Linda Moreninha Boa, Quer se casar comigo ser minha Patroa”...(Ney Matogrosso). Após algumas tentativas as pessoas iniciam a dança de samba em pares com passos simplificados (aproximadamente 10 a 12 movimentos do samba de pares).

O encerramento da apresentação o grupo vai se despedindo das pessoas cantando um trecho de “Alvorada lá no morro” (Cartola). E após terem saído completamente, retornam ao espaço da apresentação para cumprimentar o público formando uma grande fileira. E voltando para a concentração.