Juros negativos: por que os capitalistas se transformaram em Papais Noéis?

Imagine um capitalista com um papagaio de 1 milhão em suas mãos, percebendo que o dólar está prestes a ruir e o jogo de mico chegando ao fim. Ele tentaria então empurrar seu papagaio para outro, em troca de algo palpável. Mas as coisas palpáveis são limitadas, e os números, não, razão pela qual existem por aí muitos trilhões sem nenhum lastro, sem nenhuma garantia. Quando a pinoia estourar, o que provavelmente ocorrerá esse ano, os donos de papagaios cobrarão seus valores de outros que só terão mais papagaios para dar em troca, e assim micarão.

A solução encontrada pelos que possuem bilhões está sendo empurrar o mico para os governos. Na falta de opção melhor, “emprestam” o papagaio para o governo a qualquer preço, aceitando agora juros negativos, ou seja, pagam para emprestar dinheiro. A expectativa é que, após o estouro da superbolha, o estado se encarregue de recuperar esses valores para repassá-los aos capitalistas travestidos em Papais Noéis.

* * *

Desesperados com a iminência da perda de trilhões, os rapinantes fazem qualquer coisa para manter sua fortuna. O financiamento do golpe em curso no Brasil seria generosamente remunerado com a rapina das estatais brasileiras.