O MELHOR DOMINGO AUTOMOBILÍSTICO DO ANO

Esse domingo é o supra-sumo dos amantes da velocidade. As duas mais tradicionais provas do automobilismo mundial acontecem na mesma data: GP de Mônaco e as 500 Milhas de Indianapolis. Mais do que dois grandes eventos, são retratos fiéis do que difere os dois lados do Atlântico. O primeiro é uma metideza só. O segundo uma breguice sem fim. Pode-se preferir um ao outro (eu sou mais fã da corrida no Velho Continente), mas o que não se pode negar é que os dois são incrivelmente autênticos.

O automobilismo nasce na Europa como um esporte aristocrático. Um reduto da nobreza onde eles podiam preservar seus valores da burguesia cada dia mais dominante. Hoje em dia cada vez menos, mas isto explica o tradicional desdém da F1 com a segurança. No início do séc XX as corridas se tornaram uma nova versão das justas medievais, onde os bem nascidos mostravam sua audácia com seu ar "blasé". Porque, venhamos e convenhamos, mesmo a 30 km/h e com aquele visual, uma corrida pelas ruas de Monte Carlo é de uma irresponsabilidade sem fim. Essa sempre foi uma corrida campeã de acidentes e um pesadelo logístico. O não apego a própria vida (coragem) é um dos atributos principais do "way of life" nobre. Sempre com estilo.

Já nos Estados Unidos este esporte nasce das corridas feitas pelos filhos de fazendeiros e comerciantes nas estradas de terra das pequenas cidades. Muitas lendas dos volantes aprenderam a dirigir fugindo da polícia com caminhões lotado de whisky caseiro. Com o tempo as grandes montadoras perceberam a mina de ouro e passaram a patrocinar estes eventos, tirando um pouco da áurea pioneira. Antes as corridas eram um imenso "Velozes e Furiosos" com um monte de moleques vestidos igual a James Dean.

Isto de cara já explica a principal diferença entre eles. A Fórmula 1 é um torneio internacional por excelência. Pode ir para qualquer lugar, sem problema. A Indy tenta, mas até hoje não conseguiu. Quando sai dos EUA parece algo artificial. Por mais alucinantes que sejam as velocidades nos circuitos ovais, ao primeiro sinal de problema sempre se parou as corridas (as infindáveis bandeiras amarelas). Isto é uma coisa contemporânea na F1. Outra diferença marcante são suas plateias. Todo mundo tem que pagar para assistir a corrida no Autódromo de Indianapolis. A maioria paga mais barato para ficar com a família nos gramados. O Grande Prêmio de Mônaco já é mais acessível. A pessoa não precisa pagar, é só estar em um apartamento ou em um iate em Monte Carlo.

Mas o mais legal de tudo é saber que há ou houve grandes campeões brasileiros nas duas...

Aristoteles da Silva
Enviado por Aristoteles da Silva em 29/05/2016
Reeditado em 29/05/2016
Código do texto: T5650699
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.