Ensaio sobre Agrupamentos

Ensaio sobre Agrupamentos

No momento exato em que escrevo, o termo agrupamento pode servir a inúmeros tipos de grupos. Desde a União Européia até aos microgrupos do WhatsApp, por exemplo.

Hoje, 24/06/2016, o mundo soube do resultado referendado pelo Reino Unido: a maioria disse não à continuidade da adesão do Reino Unido à União Européia.

Sim, temos todos os argumentos contra esta decisão: xenofobia, extrema direita nacionalista, arrogância, e, acima de tudo, estratégia contra o terrorismo vindo dos islâmicos e também contra os refugiados vitimados por este mesmo terrorismo, sem falar no fato de que sempre esteve em cima do muro, não aderiu ao euro como moeda, etc, etc, e tal.

Ok, macrocosmo. E o que isto tem a ver com o microcosmo de grupos no WhatsApp, por exemplo?

Aí terei que entrar em detalhes pouco confortáveis para mim, mas que talvez expliquem, ou não, a questão maior.

Por vários momentos estive em comunicação direta com amigos, família, colegas de trabalho, funcionários, ex namorados, ex maridos e todo tipo de relacionamento. Até que inventaram o tal do grupo online. E, na mesma medida em que fui introduzindo amigos, familiares, etc, da comunicação direta aos grupos, os perdi na comunicação direta. O que equivale a dizer que ganhei grupos, mas perdi amigos.

Faço esta comparação, talvez medíocre, talvez não, para pensar o macro e o micro cosmo de cada um. E para pensar também, neste momento, o que realmente motivou a saída do Reino Unido da União Européia.

Desculpem, se a comparação possa lhe parecer ridícula. Mas realmente reflito sobre isso. Penso se ao se sentir agregado a um grande grupo, o cidadão do Reino Unido não se sentiu ao mesmo tempo desagregado, não pertencente a grupo nenhum. Um monte de gente que fala ao mesmo tempo num grupo de Whats, mas que ninguém ouve. Melhor não seria falar individualmente?

Esclareço, o problema não é o grupo, mas ouvir. Ouvir o que cada um tem a dizer, o que nem sempre ocorre nos grandes grupos. E aí, certamente, alguns se sentirão excluídos e votarão pelo esfacelamento do grupo em questão.

Penso que o Reino Desunido possa nos fazer pensar na união sem desclassificar a voz de cada um.

Rocio Pimpão