Teorias científicas

A maioria dos cientistas e dos filósofos acredita na existência de uma espécie de racionalidade “tudo ou nada” que se contrapõe à irracionalidade. De acordo com essa crença ingênua e irrefletida, o homem teria atingido a racionalidade, diferenciando-se dos animais, irracionais, e atingindo assim o pináculo de alguma hierarquia de compreensão.

Baseados em tal consideração, podemos acreditar termos atingido a derradeira compreensão sobre vários assuntos, em especial, sob as questões científicas. De acordo com isso, já teríamos descoberto a verdade definitiva em inúmeros campos. Estaríamos bem perto disso em outras.

Testes de QI têm mostrado um aumento constante de 3 pontos por década, em média, desde que foram implementados, um século atrás. Tais resultados, embora enigmáticos para mim, não dão mostras de cansaço, sugerindo que o mesmo resultado continue nas próximas décadas.

Imaginando que tal progressão continue a se manter, em 3 séculos o QI médio das pessoas terá mais que se duplicado, quadruplicando-se em 600 anos, e tornando-se 10 vezes maior em um milênio.

Talvez o homem tenha um potencial limitado, não chegando nunca a tal capacidade, a inteligência, no entanto, não se limita ao potencial humano, sendo imaginável algum ser com uma inteligência 10 vezes superior à nossa, e outro 10 vezes superior a esse, não havendo limite para tal progressão, sendo possível a existência de um ser com uma inteligência inimaginável, muitíssimo superior à nossa.

Assim, podemos imaginar seres que vejam a nós como criancinhas de 2 anos. Aos olhos de tais seres, nossas melhores teorias científicas não passariam de historinhas pueris, sendo, para eles, elaborações como as de bebês.

Imaginando-se outros seres ainda mais inteligentes, a ponto de perceber esses como crianças de 2 anos, podemos ter uma apreciação mais apropriada do que sejam nossas teorias científicas. Penso que estamos sempre muito distantes da compreensão do mundo, infinitamente distantes, de fato, ainda que sempre em aproximação.

As teorias de tais seres não serão elaboradas como aperfeiçoamentos das nossas, utilizando nossos conceitos. Seres imensamente mais inteligentes que nós elaborarão outros conceitos, diferentes dos nossos, e , a maioria deles, incompreensível para nós.

Tais considerações nos proporcionam uma boa apreciação do que sejam nossas melhores teorias e de nós mesmos.