LIBERDADE AINDA QUE FRAQUINHA!

"Não se é livre se não questionar a sua própria prisão ou seu pesadelo que sabe que te aprisiona de um jeito e de outro. Nunca se é livre antes e nem depois da morte, nem do nascimento complicado ou de uma geração de cegos algemados. A liberdade que se conquista é o amor que se espera atingir. Porém a liberdade tem nomes , heróis e desbravadores. E quantos morrerão por ela daqui a cem, mil ou até milhares de anos? E porque se questiona se ela vale a pena se almejada ou desejada?

Muitos povos são escravos de uma ideologia, boa ou má, e desconhecem a razão da liberdade por mesquinharia de seus dirigentes. No meu caso sou livre de pensar mais do que essa gente escravizada de outros lugares. E tenho espaço e lugar que me honra estar: um oaís livre, uma democracia tatibitate e uma certeza no coração. Sou livre demais e os outros que sei que existem muito longe daqui? Como fica a situação de uma gente inerte, ajoelhada, machucada, despauperada espiritualmente e presa a fatores de risco politico ou mentiras bem ideológicas ou as heresias sócio-religiosas do Médio Oriente? Porque se mata tanto opositores numa safra bastante celebrada pela morte e pela destruição? Pra que isso serve? Contudo não penso só em mim e essa felicidade de estar solta pra dizer o que quiser...

Os homens me são estranhos. As politicas inventadas por eles me causam até mais estranhamento. E sei deles mais do que sofri em hospitais após tantos enfartes e sofrimentos inerentes a isso. OS homens não prestam na medida que consomem as suas vidas com disparates ou tentativas de afogar a mediocridade em eleições ou golpes de poder. Mas não direi que homens prestam. E nem a liberdade que tanto desejam a cada geração, que se esvai em contragolpes e mentiras torpes, nem eu poderia discutir aqui. Um dia uma liberdade dificil de alcançar me permita dizer TUDO e sobre TODOS!!! E espero que jamais venha depender de homens falhos ou deselegantes no perfil que tiverem.

Quanto ao ser livre, com aquela liberdade complicada de determinar existir, eu sinceramente não vejo possibilidades de realmente acontecer no mundo. A cada dia os horrores da infâmia terrorista e os violentos acesos de fúria tribal sectária mandam no processo evolutivo de nossa era. E tem também a violência ingrata e sem dissabores auto-corretores na mídia impressa e outras mídias na TV. E tem os poderosos que do além-mares instigam e promovem essa situação atual nervosa e perigosamente explosiva! e a liberdade destemida se reflui aqui e ali, poucos se debatem nela ou ninguém ousar ir além enfrentando "monstros" civilizados agora renascidos! A livre escolha é tolhida e nada pode ser amado, criticado, desejado ou libertado das amarras sociais pesadas. Tem sido dificil viver sabendo de tanta desgraça e sofrimento entre tantos povos e gentes debilitadas. Eu me preocupo se sobra pra mim ir à rua e falar alto qualquer coisa contra a lei dos costumes ou leis injustas e impiedosas. E não posso. Mas eu nem me desabafei ainda e nem faço agora isso. Noutra hora me revelarei mais criteriosa e lógica de meus desagrados diante da vida. E liberdade não me falta pra escrever mesmo que me falte papel em casa!

Esta liberdade ( que parece frouxa a cada dia )que se reclama e deposita a fé na posteridade de seus filhos que lutarão um dia por ela, não parece merecer existência entre quem pode fazer algo ou entre muitos que se apequenam numa minoria atemporal e justa. O que pagamos é a conjura do futuro pois criamos estradas com rochas e desastres com que fazemos agora. Nossos netos pagarão pelos erros de agora que ninguém vê em sua cegueira urbanista e falácias de democracia suja. E acredito nisso sim senhor! E eu sendo mulher sozinha e batalhadora tenho medo de ter filhos e filhos dos filhos a sofrer pelos "pecados" idiotas de nossa geração - esta atual geração descrente da verdade que machuca! Não vemos a estrada sendo regida pela constância e temperança, mas pela violência do homem ( excluindo a violência contra as mulheres do mundo ) e seu pesadelos de ontem. Enfim assim é.

Ah, da liberdade conquistada? Nem ouse pensar pois ela demora a se insurgir e de encontrar quem possa usar a sua valentia de existir. Liberdade de forma casada com ímpetos de tirania em nada dará certo. Uma liberdade desejada por decretos sempre será modificada a cada século inconstante. E a liberdade exigida por imperialistas e acatada por seus patriotas indecentes se torna alheia aos anseios dos povos colonizados. Livre quem puder e aqueles libertários de todos os tempos sejam bem-vindos ! A liberdade que se fal não é nunca aquela as quais vocês lutam por seus descendentes...

Tenho certeza de que virão os atores para a cena que há de libertar o cenário do mundo de seus males, tiranos e detratores. Aquela que se diz tornar os dementes capitalistas e os futurólogos da democracia enjoada um a corja do passado - mas ao que parece nem o comunismo livre degradado, sendo bonito em suas concepções gerais, ameaçado por tiranos se estabelece livre de falcatruas institucionais! - ela mesma pode errar muito e MUITO! Mas os que lutam pela liberdade sem segundo e sem mentiras desafiam sempre os piores temores dos oligarcas. E acredito nesta liberdade complicada que quer refluir como o oceano do bom combate. Liberdade ainda que fraquinha deveria ser a inscrição de seus estandartes!

Aquela liberdade que assusta tiranias deve estar a espera de seus homens. A cada dia surge uma e outra e em cada geração a possibilidade da escravidão tornada extinta entre nós! Aqueles que se escravizam e idolatram a escravidão que lhes cegam nunca parecem deixar de existir. E ser escravo sem patrão é a moda, o retrocesso da revolta calada, a verdade que não quer silenciar-se. Ficam aos caprichos dos maus os que são escravos sem escolha e a cada minuto se impede o ver, o crer e o discutir pra arrumar. Chega o ponto em que as coisas afogam tanto os gritos mudos que é necessário se fazer a liberdade ressurgir entre os pequenos rebelados! Que o pequeno surdo-mudo desperte as suas algemas e destranque-as com furor. E a liberdade terá sido chamada de verdadeira ação de existir, para viver e não morrer a cada pouquinho pelos caprichos de um mau governo.

A liberdade que passa incólume gera também malefícios com o tempo. E após tanto labor de antes os homens resolvem corromper tudo. Se resolvem a serem maus, déspotas de gabinete, com leis de exceção a aseu favor e leis de incriminação em suas canetas ou livros de regras. Fazem as leis em benefício de seus correlegionários farsantes e consomem a liberdade de suas atribuições com nepotismo ou coisas piores ainda. Mesmo aqui em tais instâncias de poder a liberdade adquire outros olhos, outros sentidos de alerta e tremores sem atividade. Não basta a liberdade interna, mas a outra externa te prenderá e será inócua!

Não. Não basta mesmo ser livre em amarras sociais e desejar ares novos. Nunca é o bastante aceitar que o ontem deu lições e que hoje se subverte com ilações.Os de alma lavada querem sempre a liberdade dos povos ,as nunca se alude nas suas liberdades mais formais. O povo que não lutar por seus direitos será cego por sete gerações, e isso não pode se tornar um meio de vida nem mesmo socialista! E eu sou de centro e dico em cima do muro, que me livrem de arreios que querem a minha escravidão! Sai fora! Política é para encher anais de uma irrealidade governamental. E ficarmos livre desse momento insidioso parece sonho distante mesmo que não sejamos escravos como os outros lá fora!.

Lutar pela liberdade custa tempo e se dialoga muito com o relógio dos civilizados que aceitam demorar a chegar lá. Custa-se suor e maneirismo, desastres e tentativas, mas os tiranos e escravagistas não deverão jamais alimentar-se de suas vítimas! Assim deve ser a verdade. Mesmo que corram sangue nas ruas e gritos suaves sem armas, devemos estar preparados contra surpresas. Estar livre nem sempre tem põe em alerta contra dissabores de golpes e revoluções. Não se deve pregar essas coisas em altos brados sem devidos preparos...

A liberdade pode ser pequena ou demorada. Pode viver nos sonhos e ser debruada de pesadelos calmos. Pode ser a sua alegria do dia-a-dia. Pode ameaçar as nuvens envergadas pela vergonha nacional. E pode até mesmo se agigantar entre silenciosos e mudos acovardados..."

Jurubiara Zeloso Amado
Enviado por Jurubiara Zeloso Amado em 22/07/2016
Código do texto: T5705582
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.