Às vezes, é preciso se perder para se encontrar

Sempre que falo de mudanças é algo que mexe bastante comigo. Tem muita relação com o momento que vivo hoje. Na realidade, com um grande ciclo iniciado há alguns anos atrás.

As mudanças são necessárias em alguns momentos da vida. E tudo bem se não acontece/aconteceu dessa forma com você. Você pode pensar “mas a minha vida é tão estável...”. Talvez seja, talvez o ritmo de cada mudança seja diferente para cada um.

Algumas pessoas preferem as “zonas de conforto”. Isso é algo ruim? Claro que não, contanto que este ‘lugar’ te faça feliz. Não é por acaso que é chamado dessa forma: ele é confortável! Mas não se acomode! Pois quando isso acontece, vem a vida e nos arremessa para fora dele para encontrarmos novos caminhos.

Certo dia estava conversando sobre isso e eu disse, numa pergunta completamente retórica, quase em tom de afirmação: “quem iria sair da zona de conforto por conta própria?!” e a reação da outra pessoa me surpreendeu: “eu não gosto de ficar na zona de conforto, sempre que vejo que estou me acomodando faço algo para mudar; procuro sempre estar em movimento para não me permitir ficar ali”. Será que todos nós conseguimos ter esse tipo de percepção?!

... Refletirei sobre isso!

Mas e então?! Veio aquele verdadeiro tsunami e destruiu tudo o que era familiar?! Tudo bem se for apenas um leve terremoto também! (Risos)... Você sabe do que estou falando!

Não se desespere! O universo sabe o que faz! Confie!

Estou ouvindo seu pensamento daqui me dizendo “é fácil falar, não é!”! (risos) Eu também preciso me lembrar disso constantemente, mas o fato é que é a verdade!

Quando nos desesperamos entramos num ciclo vibratório negativo que não nos ajuda em nada a solucionar as questões. Vamos sair desse ciclo? Faremos juntos!

(abra o link abaixo)

<https://www.facebook.com/photo.php?fbid=111272662650546&set=a.105960166515129.1073741827.100013034374935&type=3&theater>

Olhe para essa ponte em meio à floresta. Você está ali, eu estou ali. Se visualize na ponte. Olhe ao redor:

“Nossa! Como vim parar aqui? Estou no meio de uma ponte de madeira, no meio do nada! Num lugar desconhecido!!”

Sentiu o medo, insegurança, frio na barriga? Ok... é esse o sentimento! Alguma relação com o momento atual da vida? Se sim, ótimo! É exatamente o que estamos procurando aqui! Caso negativo, fico muito feliz por você não se encontrar nesse momento. Talvez isso possa ser útil algum dia.

Agora vamos lá! Respire fundo algumas vezes e olhe novamente para a imagem.

Estamos no meio da ponte de madeira. É uma ponte alta, cercada por uma vegetação densa. Não seria fácil descer daqui. E mesmo que o faça, para onde iria?

Respire fundo novamente e olhe para frente. Não é possível deste local ver aonde a ponte nos leva. Logo alí na frente ela faz uma curva para a direita em meio às árvores e nem é possível enxergar o restante dela, apenas alguns metros e em seguida ela se perde em meio ao verde.

Voltar não é uma opção. Confie em mim. Não se apegue ao que ficou para trás. Mas ao mesmo tempo, existe o medo de se deslocar em direção ao desconhecido. E, se nesse momento você ainda não sabe o que fazer ou como será, aceite. Isso é normal. Algumas vezes precisamos apenas nos desprender e confiar no que o universo nos reserva.

Já que não se pode viver no passado nem no futuro, só nos resta o presente! E o que é o presente? É esse lugar lindo no meio dessa ponte. Respire fundo, se energize e se encha de coragem. Primeiramente, se dê um momento para contemplar este lugar, olhe ao redor! Contemple a natureza, perceba as nuances de verde e a luz suave do sol que bate nas folhas. Escute o barulho dos pássaros. Agora, olhe para a ponte. Ela tem uma madeira robusta e rústica, pode ver um pouco de limo em alguns lugares devido à exposição dela às intempéries. Sinta a madeira com os pés. Observe os espaços entre as peças de madeira e o verde que se pode ver através delas. Olhe os grandes pregos de ferro que fixam as peças. Se olhar para a esquerda, lá longe verás um curso d’agua, consegue ver? Escute o som da água. Sinta uma leve brisa no rosto que trás o aroma gostoso da natureza ao redor. Feche os olhos e encha os pulmões com esse cheiro reconfortante.

Valorize esse momento, o presente! Seja grato por ele. Não enxergar o caminho à frente pode ser bom para nos lembrarmos de que o mais importante é o hoje.

Vamos agora ser realistas?! Aqui em meio à ponte, o que eu posso fazer além de caminhar? ...Então, meu objetivo é caminhar em meio a este lugar lindo e contemplativo! Que presente recebemos do universo (!), a chance de caminhar por este lugar, de conhecer este lugar! Sinta a gratidão por isso! Não tenha pressa.

Vamos desfrutar a caminhada, olhando cada passo e descobrindo novas paisagens conforme nos deslocamos. Estamos nos aproximando daquele pórtico de madeira. Olhe ao redor novamente. Perceba como consegue ver melhor aquele rio que corre à esquerda.

Logo alí está o pórtico e tenho certeza que quando lá chegarmos, veremos mais um trechinho do caminho. E sei que será lindo! Então apenas coloque-se no momento presente, aproveite a paisagem e cada passo do caminho.

Talvez, este seja o aprendizado: acalmar o coração, confiar, ter paciência e viver o momento presente. Permita-se não saber!

Gabi Parvati
Enviado por Gabi Parvati em 03/08/2016
Código do texto: T5717292
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.