SOLIDÃO

SOLIDÃO DE MENINO(A)

É o primeiro dia na creche ou na escola, aquela criança que nunca saiu de perto de sua mãe ou do parente que a cuida, de uma hora pra outra ela e deixada em um local diferente da sua casa, com pessoas que ela nunca viu, ela se desespera de solidão e abandono, é comum muito choro, mas as vezes o desespero é tanto que ela fica num canto como um animalzinho acuado.

É acordar a noite e não ter os pais, é se vê em um quarto coletivo de algum abrigo. É ver o corpo morto de sua mãe. Ter uma apresentação na escola, e na platéia não ter um rosto que o ame de verdade. É sentir o cheiro dos alimentos natalinos vindo das cozinhas vizinhas e na sua casa só ter você e a cama para dormir, quando todos lá fora estão felizes por estarem juntos. É ver o corpo morto do seu primeiro cachorro que foi envenenado por alguém. É a perda do segundo pai, por ele ter bebido demais, e saber que a mãe também bebe... É ver o olhar de rejeição de um parente que te ache menos importante, que os seus próprios filhos, É ver que seus primos ganharam um monte de ovos de páscoa e você nenhum. Mas a pior solidão de criança é o momento em que seu corpo sofre um abuso sexual por algum adulto, essa solidão é ainda maior quando esse adulto é alguém que deveria oferecer segurança e amor pra ela.

SOLIDÃO DE MULHER

É o dia do seu aniversário de quinze anos, que ninguém lembrou.

É entrar na sala de parto, sem uma pessoa conhecida a segurar na sua mão. É ouvir do seu marido: Não te amo mais. Acabou. É olhar fotos de momentos felizes, trinta, quarenta anos depois e ter a certeza que nunca mais reviverá momentos parecidos com aqueles que ali estão. É caminhar na praia sozinha, anos a fio. É ir ao teatro, cinema num fim de semana sem ninguém pra sentar ao seu lado. É cancelar o título de um clube de lazer, porque um ano se passou e você nunca foi por falta de companhia. É dormir em um quarto minúsculo de empregada, em uma noite festiva lá na sala. É ver o seu amor escolher sua melhor amiga, e os dois partirem vida a fora. É ser violentada nesses países onde ser mulher é o mesmo que um animal, que se pode abusar, usar e depois descartar quando não servir mais. É saber que ninguém irá socorrer aquelas meninas de oito anos que são oferecidas por seus pais para se casarem com homens adultos que irão matá-las na primeira noite ao penetrá-las com seus enormes membros, sem a menor preocupação com seus corpos frágeis de meninas, porque esse é o prazer deles, se uma morrer no ato, não tem problemas, sempre poderão comprar outra e outra, o preço é barato, em um país de miseráveis, tem aquelas que sobrevivem a essa maldita noite, senguem sendo torturadas, até que uma gestação apareça, nesse momento então seus corpos infantis, muitas vezes não resistem, e aí elas se vão, mas fica o legado de sua dor, para que o abuso continue eternamente... Tem também a solidão, daquelas que por algum motivo desagradou seu marido dono, e esse resolveu mutilar seu rosto, e elas seguem amaldiçoadas pela vida a fora, se vendo em um espelho solitário, onde só ele consegue refletir sua dor. Todo o resto do mundo a culpa e a exclui.

SOLIDÃO DE ARTISTA

É o que o espelho do camarim vê ao término de um belo espetáculo, ainda ao som do público saindo, não há nada mais solitário que o ator que se vestir de si mesmo. É ter que ficar diante de pessoas que acham que você é o máximo, quando você por dentro quer morrer. É ter que sorrir, ser sempre inteligente, dar exemplos, quando você sabe que é tudo falso, você se droga, se violenta, chora nos quartos de hotéis, sem nem saber onde está, a estrada é sua casa, o avião é seu carro, o texto a sua religião, a maquiagem sua face, seu corpo é apenas um instrumento a afinar sempre, muitos sangram a perda de um filho, quando tem que fazer o público rir, para garantir um teto e o alimento do dia seguinte. Muitos vendem seus bens para montagens de espetáculos que fracassarão, e ficarão sem lar, a mercê da caridade alheia na sua velhice, largado em um quarto de algum abrigo, onde de vez em quando alguém vai lembrar quem fostes em um passado de Glórias...

SOLIDÃO DE HOMEM

É sair de um avião sozinho, em um país que você nunca foi. ouvir todos falando uma língua que você não domina. É dormir uma noite de muito frio, em um hotel no sul do Brasil, parece que o frio aumenta a solidão. É ter que ter uma ereção. Aquele momento em que a mulher ao seu lado precisa ir. É ter que ser forte quando a vontade é de desabar e chorar muito. É sentir amor por alguém e ter medo de ser taxado de fraco. É casar e descobrir que o amor chegou depois e por outra pessoa, e agora? E os filhos? E a esposa que você sente um enorme carinho e não quer magoar? Esse é um momento de intensa solidão, em que você se desespera e não sabe quem poderá te ajudar, além de você mesmo.

SOLIDÃO DE GENTE

É se descobrir em um corpo trocado, aquele momento que nu, você se vê de um jeito, e se sente de outro, Como dizer para todos?

É aquele momento em que um corpo morto cai na sua frente.

No momento exato em que seus olhos vêm a luz pela primeira vez. É ouvir seu pai dizer pra sua mãe: Tira. Eu não quero esse filho.

É tentar achar Deus, onde todos estão cansados de encontrar.

É a hora em que você fica diante da urna para eleger um candidato, lê a lista, e nenhum te diz nada.

É o termino de um ótimo livro, o fim daquela novela que te fez chorar.

É o adeus de um grande amigo, o único, da sua infância.

É ver o corpo morto de um amor.

Solidão é ruim demais. Ninguém devia sentir.

Mas a pior de todas acredito seja, aquela que sentiram as loucas de Mayo, As loucas daqui, as loucas do mundo inteiro, ao olhar o leito vazio dos seus filhos levados pelas ditaduras.

SOLIDÃO DO SUICIDA

É aquele momento exato que o individuo sente-se caindo de um precipício. Quanta dor sentiu esse homem até resolver esse fim trágico? Porque ninguém percebeu? Ele era um ser famoso, rico, miserável, pobre, vivia com mulher e filhos, era filha de famosos... tinha tudo... como pôde... não tinha nada... porque não tentou ser melhor?

A SOLIDÃO é a miséria do mundo, um câncer que vai corroendo o individuo até o fim fatal, na maioria dos casos.

SOLIDÃO DOS POETAS

Deixei essa por último porque e a melhor solidão de todas, nela há produção, há contentamento, prazer, vício, nessa solidão quem sofre são as outras pessoas, que sentem vontade de chegar próximo, mas isso é impossível, o lugar dessa solidão é tão intenso, que outra pessoa ali não suportaria a energia que se forma no momento criativo, esse momento tem que ser solitário, mesmo que aconteça em grupo, o poeta está vivendo em seu universo criativo, no meio de todos, é comum pessoas acharem-no louco, mas não. a lucidez é tamanha que a visão se amplia e toda a obra se faz BELA, para todo o sempre, isso se aplica aos artistas em geral, o momento criativo é de grande solidão, mas vai tentar atrapalhar esse momento, certamente seras banido, porque nesse momento todas as outras solidões tem alguma chance de cura, acredito que através da criação artísticas, todas as dores do mundo podem se neutralizar, e o mundo tem alguma chance de se fazer melhor.

Glória Cris
Enviado por Glória Cris em 13/08/2016
Reeditado em 13/08/2016
Código do texto: T5727542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.