A história da pergunta:

Na grande pintura do mundo das ideias, todos perguntam porque isso começou. Perguntam isso, perguntam aquilo; a história das ideias não poderia ser eterna. Passa-se o tempo, desenha-se a história., mas é preciso saber onde a ideia começou. O homem é um pequeno ponto no espaço, mas muito singular; logo que chega a terra precisa se definir, não vem feito como os outros animais. Existe para ser, mas não sabe como, sua vida é um mistério. Neste árduo trabalho por uma definição, precisa sentir-se como um ser no mundo, bem colocado, mas não pode…

Daí surge a história das ideias, tão singelas, tão confusas, tão sentidas, tão importantes, tudo e nada. Ideias possuem no homem o papel de por seu lugar no mundo, dar-lhe sentido nesta sinfonia complexa do espírito do tempo. São guias, moldam as épocas, modificam o visto, dão-lhe ar próprio. Ideias são o centro do mundo, ensinam aos homens o que os encaminha para o futuro. Se não fossem elas não haveria ferramenta, não haveria comida, não haveria futuro. Respiro o ar, alimento o cérebro, construo o instrumento que me permite dominar isso tudo. Podem até argumentar nossos amigos materialistas dialéticos que só de ideias não se vive, mas o fato é que sem elas eu não saberia nem o que é viver. Por isso preciso da ideia, sem ela não vivo, sem ela não sou…

Digno seria perguntar quando veio o primeiro homem, e o que a primeira ideia pensada lhe trouxe a mente. Estava lá ele, em um dia qualquer, sentia fome e procurava sombra, água e uma árvore para descansar. Como não podia estar ali por muito tempo, começou a pensar de que forma poderia sair dali. Neste tempo sua mente poderia começar a questionar o porque de estar ali, solitário, com o destino da tribo todo a seus pés. Homens deste tempo talvez não tivessem tanta sofisticação no trabalho mental, mas ali poderia surgir uma questão muito primordial. O homem passou a perguntar se aquilo tudo tinha sentido, e se a vida seria simplesmente um amontoado de buscas pela satisfação de recursos básicos. Certamente aquele homem queria algo mais, e dali nasceu todo o substrato necessário a criação de tudo que se seguiria, da religião a filosofia, das revoluções e dos instintos de conservação, de tudo que se necessitaria. O homem agora tinha a arma em mãos.

Dali poderiam nascer ferramentas, livros sagrados, tratados com rigor de pensamento. Dali se desmembrou a própria humanidade. No futuro quando tudo isso já se esqueceria, a humanidade veria o resultado. Veio Platão, veio Aristóteles, os homens davam a Sócrates os resultados de algo que era muito mais remoto. Somos resultados da primeira pergunta que veio a mente de um homem, a qual mesmo o conteúdo já havia sido apagado. O que se lembrou do conteúdo da história, só uma palavra:por quê?

Eric Deller
Enviado por Eric Deller em 14/08/2016
Código do texto: T5728364
Classificação de conteúdo: seguro