SoMoS ToDoS Um

Ao caminhar na beira mar molhando os pés nas vagas que se aproximam ritmadas pelas marés os pensamentos inundam nossa percepção. Flutuamos nas questões filosóficas mais profundas, respiramos pausadamente e aguçamos nosso olhar para o mais sublime horizonte. Diante da imensidão da natureza sentimos uma íntima conexão com o universo. Percebemos que somos interdependentes e os ciclos que regem a vida transmitem que SoMoS ToDoS Um! Há uma ligação entre todos os seres vivos e os elementos naturais que são a essência de tudo que existe. Necessitamos uns dos outros para dar sentido e significado a nossa existência e como ensina o dito popular: “Uma andorinha não faz verão.”

Durante a semana tive duas experiências marcantes como educador e escritor que reforçam a importância do trabalho como uma ferramenta social de emancipação humana. No dia 11 de agosto, dia dos Estudantes, fui convidado para participar de uma atividade literária na E.E.E.F Manuel João Machado localizada no bairro São Bráz. Por iniciativa da professora de História Vera a escola desenvolveu um projeto com o livreto “Os Portais de Torres” do qual eu e o artista plástico Jorge Herrmann somos os autores. Os estudantes produziram poesias, músicas, desenhos sobre o livro. Leituras e releituras sob novas perspectivas que tornam o livro e seu conteúdo em algo coletivo e público. Não é mais uma obra dos autores, mas de todos que se apropriaram de seu conteúdo. Um encontro único com os leitores que imergiram em “portais” que descortinaram a história, a cultura e natureza exuberante de pontos consagrados do município de Torres. Nos enriquecemos num diálogo em comunhão em que perguntas e respostas se complementavam embaladas por transbordante alegria.

A segunda experiência marcante é resultado do lançamento oficial da cartilha de educação patrimonial e ambiental intitulada “Torres: Minha História, Nosso Mundo” produzida em parceria com o biólogo Jonas Brocca e ilustrada por Jorge Herrmann. Este paradidático é a culminância das oficinas desenvolvidas na E.M.F Zona Sul localizada no bairro São Francisco. No dia 13 de agosto em meio as atividades escolares e apresentações artísiticas foi feita a sessão de autógrafos com os estudantes que participaram do projeto e as cartilhas foram distribuídas entre a comunidade escolar. Era visível a felicidade de todos, os alunos e seus familiares, os professores e equipe diretiva.

A motivação e entusiasmo contagiante de momentos significativos reforçam meu compromisso e função social. Uma obrigação com a comunidade onde estou inserido, atuando e que demonstra que vivemos e convivemos para transformar buscando alternativas éticas para construir os dias que virão. A cada dia que passa me convenço que estamos emaranhados nessa grande e diversificada “teia cósmica” onde compartilhamos o pulsar da vida.

Publicado no Jornal A Folha/ Torres e Jornal Litoral Norte RS.

Leonardo Gedeon
Enviado por Leonardo Gedeon em 18/08/2016
Código do texto: T5732468
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.