Você já ingeriu a sua porção diária de felicidade?

O ser humano vive em busca de fórmulas secretas, de “pílulas” mágicas que lhes traga a tão sonhada felicidade... Não é em vão que as notícias mais lidas e comentadas, geralmente, são aquelas em que a mídia aposta numa manchete miraculosa para chamar a atenção de seus leitores: “Os três segredos para manter um casamento feliz”; “Passo a passo para conquistar a pessoa dos seus sonhos”; “No Amor: Saiba reconhecer se você está sendo correspondido”; “Torne-se um empreendedor de sucesso hoje mesmo”; “Atriz famosa revela truques para manter-se sempre jovem.”

Poderia elencar inúmeras outras, e você caro leitor, assim como eu, já deve ter lido pelo menos uma delas, ainda que seja por mera curiosidade. Mas, o que nos leva a procurar respostas prontas para algo tão complexo quanto à vida? O que nos faz acreditar, ainda que inconscientemente, em soluções únicas e infalíveis para os desafios a que somos submetidos diariamente?

Não podemos menosprezar as experiências; pois sempre podemos colher grandes aprendizados pela prudente observação do que acontece a nossa volta, e principalmente de fatos que já nos ocorreram antes, mas longe disso ser o antídoto para nossos conflitos. E, no fundo, nós sabemos que não existem regras a serem matematicamente seguidas, porque viver não é uma ciência exata.

Mas então por que ainda nos importamos e damos tanto crédito a esse tipo de notícia? Talvez, porque no fundo, não possuímos o autoconhecimento necessário, não conhecemos verdadeiramente nossos anseios, não sabemos do quanto somos capazes... Não nos damos conta que, o mundo que nos vende as tais “pílulas” mágicas é o mesmo que nos imputa inúmeras dúvidas, que nos faz ter medo de arriscar, que nos amordaça pela manipulação.

Observe que quando se fala em segredos para manter um relacionamento, por exemplo, a mulher é sempre colocada num plano inferior, é sempre aquela que tem de ponderar, ceder de alguma forma. A solução mágica sempre correlaciona o sucesso da vida a dois com o fato da mulher estar linda sempre para seu amado, e por linda leia-se: magra e dentro dos padrões de beleza impostos pela sociedade. Mas, o que não dizem é que todas as mulheres antes de serem lindas, devem sentir-se lindas, antes de procurarem por um grande amor, devem amar-se verdadeiramente. A felicidade está na ingestão de doses diárias de amor próprio.

Quando se fala em negócios, sempre nos apresentam um empresário mega sucedido, que para “incentivar” novos empreendedores conta sua história de lucro e sucesso, mas não narra, suas várias tentativas frustradas, os anos de investimento sem retorno, sem férias, sem viagens dos sonhos... Porque o fracasso não vende, o que vende é o “milagre” do sucesso fácil.

Da mesma forma, necessitam de mulheres absolutamente “perfeitas” nas capas das revistas; rugas e celulites não vendem. É claro, que se pode adotar um estilo de vida saudável, e com isso, manter-se aparentemente jovem por mais tempo, mas não existem truques ou segredos, tampouco a perfeição.

Por acreditar nisso tudo, que vivemos numa sociedade absolutamente frustrada. Mulheres que passam anos insatisfeitas com o próprio corpo e consequentemente, infelizes em seus relacionamentos; profissionais que desistem na primeira dificuldade e vivem o resto de suas vidas como fracassados...

Não sei o segredo, não quero fórmulas secretas, mas anseio ardentemente a sabedoria de uma criança que não se preocupa com as respostas, simplesmente vive... E vivendo nos ensina que a felicidade está nas pequenas coisas, naquelas que nós consideramos sem importância, naquelas que temos e nem sempre damos valor...

Nós estamos sempre em busca de soluções mirabolantes e, assim tornamos a felicidade um objetivo quase impossível de ser alcançado. Almejamos grandes vôos, para os quais nem sempre estamos preparados, esquecemos de nos lançar lentamente em pequenos saltos que nos servirão de experiência para objetivos maiores. Passamos a maior parte do tempo buscando a felicidade e nos esquecemos de ser feliz.

Pensando bem, pode ser que exista a tal pílula mágica, mas ela é exclusiva e única, cabe a cada um de nós elaborarmos nossa própria fórmula, e ajustar as doses acordo com nossas necessidades. Afinal, nada é imutável o que me faz feliz hoje, pode não nos trazer nenhum prazer amanhã. Tão importante quanto saber a fórmula secreta para ser feliz, é saber a dose certa a ser utilizada. E você já ingeriu a sua porção de hoje?