DATILÓGRAFA E O SIGNIFICADO DA PALAVRA - R E S P E I T O !!!

... após 30 dias (e não 30 anos) de "molho" (por conta da Chikungunya) retorno ao trabalho. Pessoas afetadas por essa doença sabe o que estou sentindo. Qual o real quadro clínico no qual me encontro. E, tal situação, vai perdurar por muito tempo, pois sou portadora de LER, desde 1994.

Trabalho como datilógrafa desde 1975, quando então era contadora num escritório particular, aqui em Maceió/AL. Fui assistente de Tabelião, em um Cartório de Notas e Ofícios, também aqui, em Maceió, durante os cinco anos e oito meses mais longos da minha vida. Resolvi que não era isso o que eu havia planejado para minha Jornada. O ambiente destilava ondas de ódio, mentira, preconceito, perseguição. MASSACRE PSICOLÓGICO!!! Precisava sair dali. RESPIRAR!!!

Participei do último Concurso Público do DASP, onde enfrentei uma fila de mais ou menos quinhentos datilógrafos concorrentes, na primeira etapa. Trezentos, na segunda. Estava então com sete meses de gestação. Com ameaça de aborto.

Para "melhorar" o quadro, apanhei uma chuva torrencial e fiz a prova de agilidade, molhada até os ossos. Sangrando. Quase cega pela febre de 39.8!

O que havia na época eram máquinas manuais... lembro da Remigthon... amiga velha de "guerra"!

Sou servidora pública desde 29 de agosto 1986, no mesmo Ministério, no mesmo Órgão. É uma longa Jornada de mais de 30 anos (pois entreguei Minhas Licenças-Prêmio para adiantar meu Tempo de Trabalho). Vou resumir essa Jornada em poucas palavras, para ver se VOCÊ ENTENDE!!!

Sem ser amiga pessoal de nenhum Chefe e, principalmente, sem bajulação (muito ao contrário, pois RESPEITO É BOM E TODO MUNDO GOSTA), alguns meses após ser empossada, assumi, por Portaria de Nomeação, a Secretaria Administrativa desse Órgão. Pouco tempo depois, fui nomeada (da mesma forma) Chefe do Setor de Apoio Administrativo. Com o mesmo Padrão de Qualidade.

Alguns anos se passaram e percebi que não nasci para chefiar ninguém. Não gosto de PERSEGUIR, MENOSPREZAR ou mesmo MANDAR nas pessoas. Parto do príncipio de que não necessito de "Chefe" para desempenhar minhas Funções com Eficiência e Simplicidade. Gosto sim, de LÍDERES, me sinto bem entre eles... pois SOU UM (sem nenhuma modéstia), apesar de não me importar em não o ser, para as outras pessoas!

Sou uma pessoa muito discreta, quanto ao quesito "VER. OUVIR. CALAR." Mas, certas pessoas e seus comportamentos esdrúxulos, me causam um extremo desconforto. Prefiro me distanciar de tais eventos e seus protagonistas. Sempre fui assim e creio que o serei, até completar a Minha Atual Jornada, pelo Sagrado Ventre da Minha Mãe TERRA.

Ouvir cochichos (carregados de desrespeito), sobre a minha pessoa, ouvi e ainda ouço. Faço meus ouvidos surdos. Aprendi, muito cedo na vida, que o que nada vale, continuará nada valendo. É bem verdade que algumas vezes fico arisca e digo algumas palavras... pra FERIR MESMO! Pois quem chucha ONÇA com graveto, finda por perder o braço, não é mesmo?

Na maioria das vezes só olho, viro as costas e vou embora. Isso é UMA SENTENÇA. Fique esperto, pois quando você me ferir, por puro prazer e eu, podendo lhe dar o troco apenas olhar para você e lhe virar as costas, estou, na realidade, lhe dizendo, com toda a força da MINHA FÉ: "____Aguarde, pois atrás virá quem me vingará!" E, por incrível que pareça, nunca falha!!!

Por conta disso, alguns desavisados me põe alcunhas tais que não gostariam de receber: BRUXA, VELHA, NEGRA, POBRE, COITADA... outras, mais chulas ainda e gargalham felizes... sem pensar na quantidade de vermes que os roerão, no final... pois queiram ou não, somos, TODOS, sem exceção, apenas um amontoado de bactérias, imundícies e muita vaidade... ambulante. A ossuda sabe disso e não tem preconceito (rs)!!!

Mas, só pra ver se VOCÊ ENTENDE... na Máquina de Escrever Remington Antiga Anos 60-70, que ainda utilizei nos anos 80 e 90, não existiam os Comandos Ctrl, Alt, Del, Num Lock, End, Home, Pause Break, Pg Up, Pg Dn... etc, etc e tal. DATILOGRAFÁVAMOS CORRETAMENTE NO CONHECIMENTO, NA EFICIÊNCIA, NA RAÇA!!! Isso, traduzindo um texto taquigrafado. Você que é tão... saberoto... será que sobreviveria ao acurado senso profissional da Minha Época? Creio que lá... a conversa seria bem outra!

Isso me faz lembrar da fábula da "Comadre Cotia, o Compadre Macaco, o Rabo Comprido e a Linha do Trem" que Minhas Antigas contavam... até o dia que entendi por que existe um espécie de macaco surú... quer dizer, sem Rabo Comprido - o macaco mandril... Cotia nunca teve rabo, né Compadre Macaco? Olha o Trem, infeliz!!!

Hoje está tudo muito "direito". No Meu Tempo a DIGNIDADE era a Marca Registrada de qualquer Profissionais de Peso! Pelo menos no que sempre me determinei a vivenciar. Talvez, já naquela época existissem dois pesos e duas medidas... para mim, entretanto, o que é CERTO, é CERTO. O que é errado, é errado. E ponto.

Sabe como é que eu voto? Assim, olha só: 000 - CONFIRMA.

Entendeu? Não?

Então, vai continuar sem entender.

Falei e fui.

Adda nari Sussuarana
Enviado por Adda nari Sussuarana em 06/09/2016
Código do texto: T5752652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.