Ensaio sobre pensar....

Para Sartre e outros filósofos a liberdade é a condição ontológica do homem....

A liberdade de escolha esta condicionada ao que nos oferecem como escolha...

Para mim liberdade não existe...liberdade é uma palavra bonitinha que se enquadra bem em manifestações populares...em letras de musica e em discussões pragmáticas entre amigos sobre ideologias...

Hoje no banho...na minha conversa silenciosa com meu amigo imaginário...ou ainda melhor...no meu monólogo sensorial, enquanto a chuveirada batia em minha nuca, sentado na minha cadeira branca sob o chuveiro...(sim....tenho uma cadeira no box...) pensava sobre a liberdade...

Alguns dizem que pensar é o maior ato de liberdade...tipo “sou livre para pensar o que eu quiser”...não é bem assim....

Não me sinto oprimido...mas também não sou livre.....não sou livre sequer para pensar....alias....ninguem é...

Somos dependentes das imagens que já aprisionamos com nosso olhar...limitados pelo nosso vocabulário....enclausurados pelas experiências passadas que vivemos...pelos aromas que já sentimos....o passado nos prende inexoravelmente....queiramos ou não...estamos amarrados a tudo que vivenciamos no passado....aos sons que já ouvimos...tudo isso nos prende.

Meditar é o que mais nos aproxima da liberdade....mas para isso há que se “esvaziar”...o que realmente é muito difícil...meditar é pensar em nada...tenta ai...e me ensina como faz....

A imagem que tenho de liberdade vem da matemática....liberdade é um conjunto vazio....mas o conceito que tenho sobre “infinito” também serviria para definir liberdade....

Porém com tristeza e perplexidade acabei descobrindo no meu banho de hoje que o vazio e o infinito também são para mim os mesmos conceitos de “morrer” ... o mesmo conceito do nada e do desconhecido inatingível....e a fronteira em estar preso e estar livre é aquele exato momento em que a vida nos abandona ....alguns de muita fé dirão então que Liberdade é Deus...

Bom...quero seguir cumprindo minha pena nesse mundo sem liberdade....ainda por muito tempo...e quando aquele dia chegar ...o dia que eu tiver que transpor todos os muros invisíveis que me prendem....ainda assim quero ficar em parte amarrado nas boas lembranças das pessoas que vou deixar...e outra parte ao infinito amor das que vou reencontrar do lado de la...hehehehhee....tenham um bom dia...e não se preocupem tanto em ser livres.....eu abandonei essa ideia..hehehe...novamente vesti meu uniforme de presidiário e fui trabalhar...