etimologia da língua portuguesa

15 de setembro às 15:01

..

Etimologia da Língua Portuguesa por Deonísio da Silva.Nº44

São Paulo nasceu em 1554 como Piratininga,do tupi pira,peixe,e tininga,secando.Mas a primeira vila brasileira,São Vicente,1530,foi também o primeiro porto,palavra que vem do latim portus,entrada.

Aranha:do latim aranea,radicada no grego aráchne,designando inseto que secreta espécie de baba,com a qual tece sua morada,ao mesmo tempo casa e armadilha para flagrar as vítimas,em geral moscas,seu alimento principal.Às vezes, a vítima é o ser humano.Recentemente foram registrados óbitos no Paraná e em São Paulo por picadas da aranha-marrom,que habita nas cavernas do Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira,ao sul de São Paulo.Ela mede apenas 2 centímetros,mas tem pernas longas e finas.Evita a luz,é rápida na picada e inocula veneno poderoso,capaz de causar a morte.Felizmente já existe soro antiaracnídico específico,fabricado no famoso Instituto Butantã,em São Paulo,segundo informação da revista Pesquisa,da Fapesp(nº95,janeiro de 2004),a fundação do Estado de São Paulo que apóia e financia projetos de pesquisas em diversas áreas.

Chegar: do latim vulgar plicare,dobrar,enrolar,radicado no latim clássico applicare,aproximar,tocar.Os romanos utilizavam o verbo venire,vir,em vez de chegar.Assim, quando chegou ao Ponto,Pontus em latim,na Anatólia,atual porção asiática da Turquia,e ali obteve rápida vitória sobre o rei local,Caio Júlio César (101-44 a.C.)nãodisse ao Senado apllicavi,cheguei,mas veni,vim.Foram as lides náuticas que levaram ao predomínio de plicare,dobrar:os marinheiros dobravam ou enrolavam as velas quando os navios se aproximavam dos portos onde fundeariam por meio de âncoras,as pesadas peças lançadas ao fundo das águas para estacionar as embarcações.Há poucas décadas,o verbo chegar ganhou conotação de vitória ou expressão de orgulho,de que é exemplo a expressão cheguei!para designar consecução de algum objetivo importante.Em 22 de janeiro de 1808 fundeava no porto de Salvador,na Bahia,as quatro embarcações mais importantes da poderosa frota que deixara Portugal em 29 de novembro de 1807,no episódio conhecido como a vinda da Família Real ao Brasil,na verdade uma fuga da Corte Portuguesa,realizada às pressas,pois as tropas de Napoleão I (1769-1821)entrariam em Lisboa no dia trinta de novembro.As naves reais haviam sido dispersadas em alto-mar por forte temporal,dividindo a frota em duas.João VI(1767-1826),o príncipe regente;Maria I (1734-1816),a rainha mãe;o neto,Pedro I (1798-1834),então com menos de dez anos,e comitiva,ficaram na Bahia por 34 dias e depois juntaram-se aos outros no Rio,no dia 7 de março.Lá já aportara,em 17 de janeiro,a outra parte da frota:de quatro naus,dois brigues,três corvetas e vários mercantes,repletos de fidalgos e criados.Portugueses e brasileiros residentes no Rio tiveram de abandonar suas casas para cedê-las aos novos e ilustres habitantes.

Porto:do latim portus,entrada,passagem.Há curiosas influências na formação do vocábulo e nos sentidos que veio a tomar.É domínio conexo com o grego póros,canal,passagem, depois de passar pelo latim porus,acolhido no português poro é o de poro – poros da pele,minúsculas abertura da pele.Mas o sentido mais óbvio é o de porto onde ancora os navios.No caso do Brasil,angras e enseadas foram nossos primeiros portos naturais.Logo os descobridores iniciaram contatos com os primeiros habitantes do Brasil denominados índios por erro de geografia de Cristóvão Colombo (1451-1506).A expressão não foi contestada,depois de constatado o tremendo equívocodo genovês,que confundiu a América com a Ásia.Quanto aos audazes portugueses,também tomaram o Brasil pela Índia Ocidental durante muito tempo.São Vicente,cidade portuária,foi o primeiro porto e a primeira vila brasileiros,fundados por Martim Afonso de Sousa (1500-1571),em 1530.Na localidade já existiam dez ou doze casas,uma das quais de pedra,onde os primitivos navegantes tinham erguido uma torre de taipa a fim de defender-se dos índios.No outro lado da ilha de mesmo nome foi criado o porto de Santos.

Topônimo:do grego tópos,lugar,e nymos,nome,significando nome de lugar.Os índios davam curiosos nomes às localidades,que os jesuítas aceitaram,mas aos quais acrescentaram nomes de santos,como é o caso de São Paulo,a cidade brasileira que mais cresceu e veio a transformar-se numa das maiores megalópoles do mundo.Situada longe do mar para os padrões do século XVI,foi fundada como Piratininga,do tupi pira,peixe,e tininga,secando.Os silvículas deram tal denominação,segundo nos informa o padre José de Anchieta (1534-1592),não porque se dedicassem a algum primitivo e inusitado charque de pescados,mas porque,cessados os transbordamentos das enchentes dos rios,os peixes,tomados de surpresa,ficavam sem água e morriam em terra.

Deonísio da Silva,doutor em letras pela Universidade de São Paulo e escritor,é autor de A Vida Íntima das Frases (Ed.A Girafa ) e Os Guerreiros do Campo (Mandarim),entre 28 livros.E-mail:deonisio@terra.com.br

Revista Caras.

Doutor Deonísio da Siva
Enviado por zelia prímola em 25/09/2016
Código do texto: T5772185
Classificação de conteúdo: seguro