etimologia da língua portuguesa

Etimologia da Língua Portuguesa por Deonísio da Silva.

Em 8 de março se festeja o Dia Internacional da Mulher,palavra vinda do latim muliere fêmea do homem.Na data, que lembra a luta das mulheres pela igualdade entre os sexos, elas são presenteadas com flores,do latim flos,parte da planta que simboliza a beleza e o bem.

Cantora:do latim cantore, declinação de cantor,cantor o feminino surgiu quando a mulher se igualou ao homem,profissionalizando-se na arte de cantar. As cantigas de amor ou de amigo foram escritas e entoadas por homens,no alvorecer da língua portuguesa.Foram necessários séculos para que a mulher conquistasse o direito de compor e de cantar,assim como ocorreu outros direitos,entre eles o de votar e ser votada.Hoje, são muitas as mulheres na política.Nos Estados Unidos,onde a mulher e o negro têm sido historicamente discriminados,justamente um negro e uma mulher despontam como favoritos às próximas eleições presidenciais:os senadores Barack Obama e Hillary Clinton.Sinal dos tempos.Longe se vai a lamentação dos Beatles:”Woman is the nigger of the word”(a mulher é o negro do universo).No Brasil,rádio e televisão contribuíram para divulgar o fato de que a mulher é muito mais do que esposa e mãe.Em 1936,uma marchinha carnavalesca tornada famosa por Carmem Milranda (1809-1955) e sua irmã Aurora Miranda(1915-2005),já dizia:"Nós somos as cantoras do rádio./Levamos a vida a cantar,/De noite embalamos teu sono,/De manhã nós vamos te acordar ."O titulo original tinha sido Cantores do Rádio.Depois de perder todo o dinheiro no Cassino da Urca,os compositores Lamartine Babo(1904-1963),João de Barro(1907-2006) e Alberto Ribeiro 91902-1971) tomaram um ônibus,se acomodaram no fundo do veículo,criaram a marchinha e começaram a cantà-la.O motorista perdoou as passagens e ainda ajudou nos vocais.A música está no filme Quando o Carnaval Chegar de Cacá Diegues.

Delicadeza:do adjetivo delicado,do latim delicatus, com influência do substantivo delícia,do latim delicia,prazer,tendo presente o conceito de moleza.Daí as expressões antônimas de ser duro,não dar moleza ou não dar mole,como se diz no Rio de Janeiro.Embora a deliadeza tenha sentido postivo,sendo típica qualidade feminina,a palavra,por preconceito,já designou astúcias reprováveis,como prova a etimologia remota do vocábulo,ligado a lectum,particípio do verbo lacere,lançar,enredar,enrolar,seduzir,presente em allicere,aliciar,verbo da mesma família,que tem o sentido de corromper,mediante caríscias ou presentes.O escritor Marco Túlio Cícero(106-43 a.C),por exemplo,utilizou a expressão"allicere judicem",aliciar o juiz,ou seja,laça-lo e trazê-lo para o seu lado.Delicadeza é sinônimo de redobrados cuidados como em "tratar uma situação com delicadeza". Foi o que fez o cineasta Beto Brant em Crime Delicado ,lançado em 2005 e baseado no romance Um Crime tão Delicado,de Sérgio Sant'Anna.A trama consiste da paixão de Antônio por Inês,vividos por Marco Ricca e Lílian Taublib.Ele se apaixona movido pela originalidade da mulher,que nao recalca o fato de não ter uma perna,situação que acaba por simbolizar outras deficiências dele.

Flor: do latim flos,flor,a parte mais bela da planta.Presta-se a várias metáforas e está presente no verbo deflorar,do latim deflorare,tirar a flor,pois a virgindade seria a mais bela flor que a mulher teria a oferecer na Antiguidade.Hoje a virgindade já não tem toda essa importância.A mulher tem muito mais domínio sobre sua sexualidade.No sentido positivo,temos expressões como "flor da idade",exprimindo os melhores anos de nossa vida;"em flor",isto é,novo,recente,fresco;e "fina flor",sinônimo de elite.Já "não é flor que se cheire" indica que a beleza pode esconder o mal. O mais comum,no entanto,é que as flores apareçam como símbolo do bem,e as mulheres apreciam muito rcebê-las.

Mulher:do latim muliere,declinação de mulier,mulher.No latim designa a fêmea do homem,conceito que se manteve em três filhas do latim:o português,o espanhol e o romeno.Nas outras neo-latinas,designa apenas a mulher casada,a esposa.O dia 8 de março foi fixado por decisão da ONU,em 1975,como o Dia Internacional da Mulher.A data foi escolhida para recodar a luta das primeiras mulheres a combater,organizadas e coletivamente,as más condições de trabalho e os baixos salários.O protesto teve lugar em Nova York,no dia 8 de março de 1857.Os patrões e a polícia fecharam o prédio e tocaram fogo,matando 129 trabalhadoras.No dia 25 de março de 1911,outro incêndio,desta vez devido as más condições do Edifício Asch,em Nova York,matou 146 costureiras,a maioria imigrante,que trabalhavam 72 horas por semana,ganhando entre 27 e 45 dólares por mês.Em 1908 na mesma cidade,15000 trabalhadoras marcharam exigindo melhores salários,redução de jornada e direito a voto.Em 1910,em Compenhague,na Dinamarca,realizou-se a primeira Conferência Internacional da Mulher,organizada pela Internacional Socialista,quando foi estabelecido o Dia Internacional da Mulher,celebrado a 19 de março.Hoje,embora as condições tenham mudado para melhor,persiste a luta pela igualdade entre os sexos:para o mesmo trabalho,a renumeração costuma ser inferior quando a função é desempenhada pela mulher,com raras exceções.

O escritor Deonísio da Silva é doutor em Letras pela Universidade de São Paulo,professor da Universidade Estácio de Sá,no Rio de Janeiro,autor De Onde Vêm as Palavras (A Girafa 16º edição)e Avante Soldados:Para Trás(A Girafa,9º edição),recentemente lançado em Portugal (Editora Figueirinhas).entre outros 28 livros.Site:deonisio.com.br

Revista Caras 2004.

Doutor Deonísio da Silva
Enviado por zelia prímola em 26/09/2016
Código do texto: T5773433
Classificação de conteúdo: seguro