O caos dos tranportes públicos

Ao que se sabe no transcorrer da história o transporte público brasileiro, ônibus trens e metrôs nunca foram de boa qualidade e fácil acesso. No brasil, o processo de urbanização dos grandes centros se deu de forma desordenada, sem planejamento algum. E para piorar, com o processo tardio de industrialização do brasil as cidades foram “invadidas” por trabalhadores, vindos principalmente do Nordeste. Tal fato gerou um caos na mobilidade urbana, pois as cidades não foram projetadas para um possível crescimento populacional. Ruas estreitas, sistemas de saneamento precário, iluminação pública ineficiente dificultava a mobilidade em massa.

Hoje, o que era somente um caos de mobilidade urbana também se transformou em um problema ecológico, isso porque com a ineficiência dos transportes públicos, a larga produção de veículos e a ascensão da classe média, houve uma verdadeira invasão de veículos nas ruas, causando além de transtornos como engarrafamento, a poluição da atmosfera afetando a qualidade de vida dos habitantes.

O transporte público gratuito e eficiente é, sem sombra dúvidas, uma alternativa vital para os grandes centros, pois além de contribuir para a fluidez do trânsito também melhoraria a qualidade de vida dos indivíduos, e com isso se economizaria em saúde. O que o governo gastaria com a isenção de impostos e incentivos economizaria em gastos com a saúde. Basta seguir alguns exemplos que deram certo em outros países, e assim, teremos bons resultados.