12 DE OUTUBRO DE 2016

Hoje é dia Santo ou é feriado?

Na minha infância e juventude (anos 50 à 70), as duas opções estavam corretas!

Era um Dia Santo, por que era consagrado a MÃE APARECIDA, a Senhora Padroeira do Brasil!

Era um feriado por conta do Dia das Crianças!

Hoje, há mais a se comemorar nessa data... O Dia do Engenheiro Agrônomo e O Dia da Resistência Indígena!

Hoje, iniciei o dia fazendo a Minha Oração Diária - recitando um TERÇO, do Rosário da Senhora das Graças Cheia.

Agradeci à Minha Rainha, Minha Senhora e Minha Mãe - Maria Santíssima, Mãe de Jesus, por TUDO que recebo nessa Jornada.

Beijei Minha Neta Hannah Loreena, que ainda dormia ao meu lado (dormimos no mesmo quarto) e que vive comigo e cuida de mim... agradeci mentalmente e lhe disse, em silêncio, que nunca esquecerei o tempo em que brincou comigo, tentando ativar a minha memória que falhou por quase 24 horas, me fazendo viver o pavor de um mundo paralelo e desconhecido. Ela que, até hoje, busca na internet - Filmes, Doramas, Kadramas, Desenhos e Jogos para assistirmos ou jogarmos juntas. Hannah entende que apesar dos meus 63 anos, ainda sou uma criança. Espero viver o suficiente para assistir sua evolução como ser social. E, apesar de sua idade adulta, vê-la ser ainda a criança magnifica que É HOJE!

Pensei no alimento que está, todos os dias na minha mesa, no prato dos Meus Filhotes, no meu prato... e lembrei dos profissionais que trabalham, cuidando da nossa alimentação. Aqui, na Minha Cabana, existe um desses profissionais. A Minha frustação não é menor que a desse Engenheiro. Estudou, enfrentando todo tipo de barreira: a) - ser mulher, numa profissão quase que masculina, na sua totalidade. b) - ser pequenina, numa profissão que se utiliza de tratores... que exige a disponibilidade de caminhar (colhendo amostras para análise) pela mata fechada, repleta de tudo quanto é perigo. c) - lidar com o preconceito por não ser filha e nem apadrinhada de usineiro, fazendeiro, etc, etc, e etc... d) - Saber o que deve ser feito para melhorar a qualidade de vida das pessoas, através de uma alimentação saudável, e não poder fazer nada a esse respeito. e) - Não exercer a profissão para a qual se preparou durante seis anos, se graduando como Engenheira Agrônoma, cujo TCC foi elaborado a partir de uma Agricultura Sustentável/100% orgânica.

Pensei nas Minha Antigas - Minha Avó Materna, Águeda Maria Indalino Poção e Minha Avó Paterna, Joana(cujo sobrenome não sei ao certo, até hoje). Pensei nas etnias do Brasil que em "2008 que abrigava a existência de 1.000.000 (um milhão) de pessoas que se declararam indígenas, espalhadas por 240 etnias". Pensei no Nordeste. Pensei em Alagoas onde temos os: "ACONÃ (Traipu), GERIPANCÓ (Pariconha), KALANKÓ ( Água Branca), KARAPOTÓ (São Sebastião), KARIRI-XOCÓ (Porto Real do Colégio), KARUAZÚ (Pariconha), KATOQUIM (Pariconha), KOIUPANKÁ (Inhapi), TINGUI-BOTÓ (Feira Grande), XUCURU-KARIRI (Palmeira dos Índios), WASSU COCAL (Joaquim Gomes), isso posto, quer dizer que, apenas em Alagoas existem hoje 11 nações indígenas, somando mais de 20.000 índios". Pensei naqueles que me deram o nome Xucuru de Nawarã. Pensei na Guerreira Alagoana - Maninha Xucuru. Pensei no Cacique Alagoano, Natuyê. Pensei... pensei.

Hoje é um Dia Muito Especial, é o Dia em que eu estou aqui e sana... ainda!

Se é para Comemorar Dia Santo e Feriado, então...

Viva Nossa Senhora Aparecida!

Vida Longa, Justiça, Paz e Saúde à todas as Nossas Crianças!

Vida Longa, Dignidade e Respeito (trabalho na área para qual se graduaram) para os Nossos Engenheiros Agrônomos.

Vida Longa, Justiça, Dignidade e Respeito aos Nossos Povos Indígenas.

Fora isso, VIVA HOJE... amanhã não sabemos se será...

PS: Apenas a uma classe, desse Meu País, eu não diria Vida Longa, se Hoje fosse um Dia dedicado a ela... a Camarilla!

Adda nari Sussuarana
Enviado por Adda nari Sussuarana em 12/10/2016
Código do texto: T5789130
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.