Bondade x Maldade

Todos nos preocupamos em ser boas pessoas. Não queremos causar injustiças, atrapalhando a vida dos outros. Quando fala-se então sobre nossa família, este cuidado aumenta muito, pois é muito mais fácil amá-los que a um estranho na rua. Além de não atrapalhar, queremos ajudá-los tanto quanto possível.

É claro que uns fazem isso com mais facilidade que outros. Alguns se dedicam mais à família, outros ajudam mais aos outros. Até existem pequenas exceções, com pessoas que realmente tentam fazer algo negativo contra outras, delas falaremos depois.

Quase sempre que vemos alguém fazendo algo que vemos como errado, somente é alguém com quem não concordamos ou entendemos. Normalmente esta pessoa está fazendo o que lhe parece certo aos próprios olhos, sem perceber que lhe causa mal. Por isso o perdão e o não julgamento têm tanta importância.

Quando somos afetados por outras pessoas, é muito fácil simplesmente considerar que houve má fé. Muitas vezes a pessoa passa a ser vista como rival e como ruim ou má. Se sabemos algo sobre sua vida, passamos a ressaltar seus pontos negativos para ajudar a marcar a nossa posição e julgamos a pessoa como inconsequente com relação ao que faz aos outros. Acontecendo isso, deixamos de ver o lado humano dela. Deixamos de perceber seus anseios, medos, falhar e virtudes. Passam a ser como um coisa, que se parece um humano, mas se comporta como um animal.

Por vezes os problemas que temos com as outras pessoas poderiam ser facilmente resolvidos com conversa e entendimento. Claro que você depende da capacidade do outro de saber ouvir e entender as coisas pelo seu lado, isso se chama empatia, e devemos cultivá-la. Pode ser que o nosso problema não seja resolvido somente assim, mas vale a pena tentar.

Como diz um antigo provérbio chinês, todo fato tem três versões: a minha, a sua e a verdadeira. Ter a real visão dos fatos pode ser difícil dadas as nossas limitações, mas aceitar outro ponto de vista enriquece o debate. Discutir sem brigar é uma grande ferramenta para ajustar as nossas ideias e melhorar nossa argumentação. Nunca ninguém morreu por conversar e não concordar, porém brigando morrem pessoas todos os dias.

Mas afinal, o que seria a maldade?

Tudo neste mundo se manifesta em dualidades. Claro e escuro, quente e frio, bom e mal. A escuridão, por exemplo, nada mais é que a ausência de luz. Quando você entra em um quarto escuro, acende a lâmpada e põe luz no ambiente. A luz é algo que trazemos ou inserimos em um lugar escuro. Quando queremos dormir, não colocamos a escuridão para afugentar a luz, tiramos a luz para a escuridão entrar.

A bondade e a maldade funcionam como a iluminação e escuridão. Alguém que é mal não é uma pessoa adicionada com maldade, simplesmente é alguém em quem a bondade não foi inserida. A pessoa que te deu aquela fechada no trânsito não estava tentando te "ferrar", estava somente tentando chegar em casa antes para poder cuidar de outras coisas que são importantes para ela. A questão aqui é que ela não aprendeu a ver o dano que te causou, ou que poderia ter te causado, pelo perigo de um acidente bobo.

A bondade e a maldade são, no fim, dois lados da mesma moeda. São pontos de vista conforme as consequências que podem causar. Todos os terroristas que se explodem com bombas, matando pessoas inocentes estão fazendo isso com boas intenções. Veja bem, não estou dizendo que eles estão certos, mas que eles tentam fazer algo bom, mas não sabem como.

Como disse um homem famoso que viveu há muito tempo, "perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem".

O que devemos fazer então?

Devemos fazer o bem o mais possível, não somente para os outros, mas para si mesmo. Não podemos ensinar a todos como se deve fazer para viver em sociedade, até porque temos nossas falhas também. Eu que estou escrevendo aqui, tenho uma lista interminável de falhas.

Devemos tentar influenciar positivamente as pessoas que podemos. Não saia por ai tentando dizer a todos o que devem fazer, sob risco de parecer um louco ou arrogante. Devemos tentar agir com calma e não carregar a culpa pelos nossos erros e nem a mágoa pelos erros dos outros. Se algo te incomoda, converse com alguém, sempre será mais fácil carregar um saco de batatas se você dividir o peso com alguém.

Claro, sem bom não significa ser omisso. Quando achar que deve, defenda o seu ponto de vista com cordialidade, e caso seja prejudicado em algo, busque reparação. Sempre corra atrás dos seus direitos, porém sem esquecer das suas responsabilidades.

E por último é muitíssimo importante, tão importante quanto respirar, que sempre nos questionemos se estamos fazendo o que é certo. Sempre devemos vigiar nossas atitudes e o dano que podemos ter causado. Se percebemos algo errado que fizermos, devemos deixar de fazer e corrigir se possível.

Fiquem à vontade se quiserem me adicionar no facebook:

https://www.facebook.com/dpacheco911