A liberdade consiste em fazer o que se deve e não o que se quer

“ A liberdade consiste em fazer o que se deve e não o que se quer.” Campoamor

Texto: Zélia Prímola

Algumas pessoas não entendem o significado da palavra “liberdade”.

Elas a confundem como ser livres de convenções,normas e éticas, esquecendo que para participar de comunidades temos que cumprir deveres.

É preciso que respeitemos os nossos semelhantes,temos que convir que nem tudo que nos é aprazível seja também para as outras pessoas.

Essas atitudes muitas vezes são atribuídas as mudanças ocorridas a partir da década de 1960,não justifica,já que com o surgimento da Jovem Guarda,aconteceram abertura e mudanças nas artes principalmente na música e na dança, houve também efeitos na moda e até na gastronomia; no lar os filhos e os pais começaram a se aproximarem abrindo espaço para o diálogo entre pais e filhos,estes começaram a ver nos pais amigos e não senhores/chefes, passaram a tratá-los por “você”,mas,não houve quebra de respeito,foi apenas uma transformação social.

Surgiram também vários grupos e bandas musical inspiradas nas de Rock da década de 1950/1960 que misturava música,comportamento e moda, foi um advento que encantou o mundo ; aqui no Brasil,na década de 1965 foi lançado um programa de TV que levou ao público as músicas e os costumes em ascensão fossem aceitos pelo povo.

Ao contrário de outros movimentos da mesma época não tinham cunho político era puramente um surgimento social.

Este acontecimento de tão grande porte,na época em que foi instalado,não caiu no desmando,conseguimos manter as normas que ditam as leis do respeito e da liberdade com responsabilidade.

As transformações foram ocorrendo de uma maneira muito natural,não houve conflitos que trouxessem algum prejuízo para a sociedade,as indústrias e o comércio foram oferecendo seus produtos dentro do que estava sendo implantado. As pessoas escutavam e cantavam as músicas,usavam as roupas,participavam de clubes,os homens que antes não usavam roupas coloridas passaram a usá-las,seguindo aquela inovação,porém,os limites da liberdade foram preservados.

Este movimento deixou um legado que até os nossos dias continua em pleno uso.

As bandas de Rock continuam sendo cultuadas por algumas pessoas,os roqueiros americanos que fizeram grande sucesso incluindo Elvis Presley,continuam vivos,uns em pessoa e outros na lembrança dos apreciadores do estilo musical,alguns estão se organizando para um novo trabalho,lançar músicas antigas e músicas inéditas.

Na década de 1970,aqui no Brasil,foram aparecendo outros ritmos,outros tipos de gêneros musicais e a Jovem Guarda foi caindo no esquecimento,alguns de seus protagonistas foram se adaptando a novidade e se envolveram em outros adventos musicais;os nossos roqueiros já não fazem casos desse ritmo,não produzindo para o público simpatizante do Rock que passaram a escutá-lo por meio de importação.

Observando o bom senso o Estado de Pernambuco no sentido de proteger os direitos comunitários criou a Lei 12789/28/04/2005,que no seu primeiro parágrafo reza:É proibido perturbar o sossego e bem estar público com ruídos,vibrações,sons excessivos ou incômodos de qualquer natureza,produzidos por qualquer meios ou formas que contrariem os níveis máximos de intensidade auditiva fixado por Lei.

Apesar da preocupação do Estado,ainda observamos alguns desrespeitos,causando desconforto para aqueles que não participam do mesmo gosto.

As pesquisas científicas definem como a intensidade máxima que ainda suporta o ouvido humano,é de 85 decibéis.

Por tudo que foi exposto neste texto e pelo que diz a frase de Campoamor,vamos lutar para que a “Liberdade” seja utilizada com o melhor bom senso possível.

Frase de : Ramón María de lãs Mercedes de Campoamor y Compoosorio .

Escritor e poeta espanhol.

Texto: Zélia Prímola.

zelia prímola
Enviado por zelia prímola em 05/11/2016
Código do texto: T5814474
Classificação de conteúdo: seguro