Eu, Igreja?

Um dos conceitos de IGREJA é “comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo”. Há também o conceito “organismo vivo responsável por viver e pregar a Cristo” (1 Pedro 2:5) ou mesmo fundamentado no princípio grego: “chamados para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. (Mateus 18:17)

A Igreja Santa e Remida - a Assembleia dos Santos não é uma instituição, uma associação, um grupo social, uma convenção ou qualquer nomenclatura propriamente humana: Igreja ou Comunidade, Assembleia ou Batista, Cristã ou Evangélica, Salão ou Congregação, Tradicional ou Renovada, Centro ou Instituto, etc. Nada disso importa, são apenas nomes, placas; e apegar-se a elas afasta-nos de Cristo!

Há uma compreensão clara de uma Igreja Universal e a Igreja Local; ou Igreja Espiritual e uma Igreja Física; ou ainda uma Igreja Invisível e uma Igreja Visível. A Igreja Universal, Espiritual e Invisível representa os remanescentes fiéis, os Santos (não por si só, mas pela graça, misericórdia e amor de Cristo). Já a Igreja Local, Física e Visível sãos os ajuntamentos de pessoas, os cultos ou todas formas de reuniões de pessoas em busca da Palavra e da presença do Redentor. Caracterizá-la silenciosa ou barulhenta, estudo ou louvor, profética ou campanha não a faz mais santa, mais forte ou tremenda! E por fim, nunca foi quatro paredes!

Sabemos que a Igreja é constituída de pessoas, gente, ser humano, homens e mulheres, família. De todas as classes sociais, de todas as etnias e raças, de todas as línguas e culturas. Há apenas algo em comum entre elas e todas as pessoas que vivem a Igreja: todas e todos são pecadores! Não há justo sequer! (Romanos 3:23). Há apenas uma só referência verdadeira, um só sumo pastor e exemplo a ser seguido: Jesus Cristo! Todos aqueles que o seguirem, devem negar a si mesmo... (Mateus 16:24). Estar na Igreja nos faz imitadores de Cristo! É preciso perseverança!

Não significa que a Igreja tenha que ser desorganizada, liberal, moderna, pós-moderna ou aceitar e se sujeitar a condição humana (1 Coríntios 14:40). Deus não faz acepção de pessoas, recebe e acolhe a todos: pecadores, os cansados, os oprimidos, dos doentes, aos atribulados, pobres ou ricos, os humilhados, os quebrantados de coração, os cativos, as viúvas, o homem, a mulher, o jovem, a criança, etc. (Romanos 2:11, 15:7) Basta apenas que sejam desejosos em seus corações de conhecer o Autor e Consumador da fé! (Hebreus 12:2)

Dizer que é preciso chegar do jeito que estamos é essencial! Mas entender que podemos permanecer com chegamos é um erro! Todos aqueles que encontraram com Cristo e o tocaram foram transformados, mudaram de vida e seu viver! Entenda, “todos os que lhe tocavam saravam” - Marcos 6:56 Lucas 6:19, Marcos 6:56. Isso não mudou! Todos que buscam o Senhor ainda hoje é e será transformado por Ele! (Jeremias 29:11-14) E essa é a principal missão da Igreja: permitir que todos se acheguem a Cristo; seja purificado, sarado, aliviado, confortado, liberto, curado, santificado e essencialmente salvo para a vida eterna. E isso não ocorre da noite para o dia, é um processo! (Romanos 6:22, 1 Tessalonicenses 4:7, Hebreus 12:14)

A Igreja é um canal de bênção, é um agente de milagre, deve ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5: 13,14). E individualmente também somos e devemos ser tudo isso; ou seja, somos igreja? Sim, pois a Palavra diz que somos templo e morada do Espírito Santo. (1 Coríntios 6:19). Mas preste atenção, no versículo 15: “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? ” Isto é, como igreja somos apenas um membro no corpo de Cristo. Somos apenas um membro desta Igreja que tem diversos papeis, funções e missões.

E para cumprir essa tarefa Deus capacita homens e mulheres, e mesmo Igrejas para realizar e executar determinadas tarefas. Isso é ministério! Qual o seu ministério? Você ou sua igreja recebeu de Deus um dom ou talento? Parabéns para você! Use-o! Seja útil! (Lucas 17:10, 2 Timóteo 3:17, 1 Coríntios 12:7). Esmere-se em cumprir sua missão! (Romanos 12:7). Não faça relaxadamente! (Provérbios 18:9). Não se omita naquilo que o Senhor te chamou para fazer! Não enterre seu talento! Desperta-te ó tu que dormes! Efésios 5:14)

Individualmente não somos uma igreja plena, que cumpre integralmente sua missão. A Igreja deve pregar a Palavra, evangelizar, cuidar, alertar, exortar, socorrer, ensinar, aperfeiçoar os santos e principalmente cultuar, louvar e adorar a Deus, em todas suas formas e expressões! (Efésios 4:11-19, Salmos 150:6). E lamento te dizer isso, você sozinho não é capaz de exercer e viver Igreja em todas suas formas e expressões. Compreenda, individualmente somos mais um vaso, um canal, um instrumento nas mãos de Deus e um discípulo de Cristo. Somos

Portanto, cada um tem o seu ministério, seu chamado e sua missão a cumprir, seja ele qual for! Há igrejas assim também, que cumpre determinadas missões e assim se modelam: são exemplares em seus cânticos, oram diuturnamente, abençoadoras, evangelizadoras, instrumento de libertação, de exortação ou de ensino. Mas o essencial dentro dela precisa ser a Palavra pura e imaculada. Mas há uma relação natural e espiritual de dependência de Deus e daqueles que Ele escolheu para estar ao nosso lado, conosco e sobre nós! É preciso congregar, conviver, comungar, relacionar, aprender, ensinar, dividir, depender, auxiliar, servir, etc. (Hebreus 10: 23-25) A Igreja Santa e Remida não se resume num ministério apenas; Ela não se resume exclusivamente no seu ministério; pois Cristo age na “multiforme graça” (Efésios 3:10; 1 Pedro 4:10). Aceite isso!