Parabéns aos cincoenta anos da Jovem Guarda

Parabéns aos cinqüenta anos da Jovem Guarda

22 de agosto de 1965,às 4hs e 30m,a Rede Record,abria suas cortinas para lançar ao Brasil

o primeiro programa do Movimento da Jovem Guarda,não foi só um programa, foi o lançamento do próprio Movimento,tendo como protagonistas no palco as figuras dos cantores:Roberto Carlos,Wanderléia e Erasmo Carlos.

Estava no ar o programa do Movimento da Jovem Guarda, todos os domingos à tarde,nessa época não era comum todas as famílias possuírem aparelho de TV,as que já possuíam, abriam suas portas,suas janelas e suas salas para que seus vizinhos ou transeuntes viessem assistir ao programa,tamanha repercussão que ele estava fazendo,não tinha idade e nem sexo específicos,eram as pessoas que esperavam a tarde do domingo chegar e com ela a Jovem Guarda.

Este programa foi direcionado à juventude interessada pela música pop,inspirada pelo rock americano - moda,carros,comportamentos e romances ingênuos.

Nas edições do Jovem Guarda, diversos cantores se apresentavam,além do trio que comandava o programa,pelo Teatro da Rede Record - na Rua Consolação - gente como:Os Golden Boys,Os Vips,Martinha,Jerry Adriano e até Tim Maia em início de carreira.

O sucesso do programa foi incalculável,só em São Paulo conseguia uma audiência de 3.000.000 de telespectadores e era transmitido em vídeo tape em cidades como Rio de Janeiro,Belo Horizonte,Porto Alegre e Recife - provocando um fenômeno de massa invejável.

As bandas,os cantores e grupos que foram surgindo eram inspiradas nas do Rock da década de 1950/1960 que misturava música,moda e comportamentos;foi um advento que encantou o mundo. Ao contrário de outros Movimentos da mesma época não tinha cunho político,era puramente um surgimento social.

As transformações foram ocorrendo de um modo natural,não houve conflitos que trouxessem algum prejuízo para a sociedade;as indústrias e o comércio foram oferecendo seus produtos,dentro do que exigiam as mudanças.

Que eu lembro,houve uma polêmica por parte de pessoas que criaram um mito envolta da letra da música de Roberto Carlos,”Quero que vá tudo para o inferno”, a letra dessa criação de Roberto Carlos é uma frase metafórica;no ano seguinte houve uma grande cheia,e essas pessoas atribuíram como sendo castigo,no entanto cheias sempre ocorreram é um acontecimento natural da época das chuvas,por falta de estruturas de proteção a este fenômeno.

As letras das músicas cantadas no programa da Jovem Guarda,eram sempre com referências ao amor .

Roberto vez vários lançamentos como:”Quero que vá tudo para o inferno”;”O velho homem do Mar”;”O feio”;”Lobo mau”;”Coimbra”;”Sorrindo pra mim”;”Eu te adoro meu amor”;”Pega ladrão”;”Escreva uma carta” e muitas outras que fizeram parte da época.

Wanderléia:”Pare o casamento”;”Ternura”;”Foi assim”;”Te amo”;”Prova de fogo”;”Imenso amor” e outras,aqui não é possível mostrar todas de nenhum deles,mas,sei afirmar que o período da Jovem Guarda foi muito rico em composições e surgimento de intérpretes.

Erasmo Carlos: “Festa de arromba”, nesta letra Erasmo faz uma homenagem aos seus colegas do Movimento,citando o nome de todos eles de um modo muito interessante,todos estavam presentes na festa de arromba;Erasmo também cantou:”Pode vir quente que eu estou fervendo”;”A beira do caminho” e muitos outros sucessos.

Ronnie Von estourou co m “A praça”;”Meu bem” e outras mais.

Golden Boys:”La bamba”;Alguém na multidão”;”Pensando nela”;”Fumacê”;”Erva venenosa”;”Só vou criar galinha”,este grupo até hoje quem escuta aprecia suas músicas.

Prosseguir destacando os cantores da Jovem Guarda,é impossível pois foram tantos os que participaram e todos fizeram sucesso.Futuramente, farei outro texto, falar sobre os grupos que também fizeram parte do Movimento, todos têm histórias bonitas para contar e merecem ser lembradas.

Renato Barros e seus irmãos, que foram da década de 1950,têm uma história linda e precisa ser conhecida pela geração de hoje, é uma história de coragem,união,perseverança e sobre tudo muito amor pelo que decidiram fazer,até hoje eles são muito aplaudidos por todos nós. É difícil destacar uma música deles, como a mais bonita pois todas são lindas e todas fizeram sucesso e ainda fazem.

Outros grupos ainda fazem grande sucessos,quando as pessoas escutam ainda aplaudem,como:Golden Boys,Os Vips,Os Incríveis e tantos outros.

Voltando a falar sobre o Movimento da Jovem Guarda,lembrei-me de colocar neste texto a linguagem que foi criada pelo Movimento.Esta linguagem não contém nenhum vocábulo que venha ter conotação desrespeitosa,qualquer pessoa pode utilizá-la sem a preocupação de ser criticada ou censurada.

Bicho: meu amigo,meu chapa. Brasa: pessoa atraente,sedutora.

Broto: namorado ou namorada,moça ou rapaz no começo da adolescência.

Carango: automóvel,carro. Coroa: pessoa idosa,que está passando da maturidade à velhice.

Cuca: cabeça,mente. Fundir a cuca: perder o senso,confundir.

Mandar brasa: agir com disposição firme,mandar ver.Papo firme: que honra a palavra,cumpre o prometido.

Pinta: aparência,fisionomia. Prá frente: que é muito moderno,extravagante,exótico.

“Ternurinha”Menininhas com pernas de pantera e carinha de bebê Jhonson maquiado.

“Caranga” Carro grande. “Pão” Garotão bonito.”Bokomoko” Babaca,brega.

“Uma uva” Coisinha bonitinha.”É uma brasa mora” Um tremendo agito.

“Pode vir quente que eu estou fervendo” Para os enfezados e bem dotados ,algo como-“eu sou mais eu”.

Fonte de pesquisa da linguagem: Revista Contigo nº745 jan/90.

Escrever sobre a Jovem Guarda precisaríamos de muito tempo disponível ,pois a riqueza cultural é imensa ao alcance de todos,o meu objetivo ao fazer este texto foi homenagear pelos seus cinqüenta anos e também levar para a nova geração a importância que teve este Movimento para a sociedade.

Parabéns Jovem Guarda!

Parabéns Rede Record,pela brilhante iniciativa!

P.S. Aos que deixei de citar neste texto, peço desculpas e envio meus parabéns para todos que fizeram parte do Movimento da Jovem Guarda.

Recife,20 de agosto de 2015.

Pesquisas e texto de:Zélia Prímola.

zelia prímola
Enviado por zelia prímola em 09/11/2016
Código do texto: T5818557
Classificação de conteúdo: seguro