Evolução Cultural

A EVOLUÇÃO CULTURAL

Em pleno século XXI, quando a evolução tecnológica, toma espaço em quase todos os países, o desenvolvimento cultural/científico cresce a olho nu, paralelamente uma sombra maléfica surge e dia a dia se faz presente na nossa vida.

Essa sombra que me refiro é a violência.

A quem vamos responsabilizar fatos tão hediondos vividos por nosso povo em toda parte do Brasil?

Por que os poderes públicos se empenham em causas que não trazem nenhuma solução para minimizar o sofrimento do povo?

Que rumo tomará em breve futuro, a juventude que está se desenvolvendo, e encontrando o caos em todos os setores da vida.

Se a sociedade virou um pandemônio, a ponto de nenhuma inovação conseguir controlar os demandos ocorridos no nosso cotidiano, deve-se a falta de estrutura familiar.

A educação ministrada na maioria dos lares, já não existe, pois estes pais são impotentes para tomar qualquer decisão diante dos filhos. Não entenderam que reconhecer os direitos dos filhos, como cidadãos, não lhes tirava a obrigação de orientá-los, para formarem homens e mulheres dignos de viver em sociedade.

A escola tem por obrigação formar o cidadão para o mercado de trabalho e reforçar a inclusão do mesmo na sociedade; ela não tem responsabilidade na formação de caráter, esta é formada pela educação do lar.

O papel de elaborar leis e normas e executá-las que manterão o respeito e a ordem no Estado, cabe aos poderes Legislativo e Executivo.

É notório que o poder público vem dispondo de meios materiais para ajudar no desempenho do futuro cidadão; programas foram criados, como por exemplos: bolsas dirigidas para várias finalidades, cotas para acessos às universidades e Faculdades, projetos pedagógicos, escolas integradas onde o aluno passa o dia com apoio alimentar e muito mais, porém a principal necessidade em termo de educação é adquirida no lar.

No momento em que esses jovens precisarem se assumir, perante as leis e a própria sociedade, o fazem sem o menor respeito pelas as outras pessoas.

Em que lugar vamos encontrar a formação ministrada pelos pais?

Está na hora dos poderes públicos, acordarem para esse detalhe.

Possuidores que somos de homens talentosos em nossos poderes, não despertaram ainda que não adianta oferecer milhares de oportunidades aos jovens que são oriundos de lares que seus pais não são comprometidos, com a formação de caráter de cada um deles.

Quando cito autoridades de poderes públicos, estou incluindo nestes homens talentosos, autoridades eclesiásticas e muitas outras instituições civis que poderão abrir caminhos para resgatar o bom caráter, que em muitos dos nossos jovens não foram desenvolvidos.

Todos nós precisamos dar a nossa parte em prol de um país com menos violência e só conseguiremos este feito se nossos jovens receberem de seus pais orientações educacionais e éticas.

Dispomos em todas as áreas sociais de bons profissionais, como por exemplo: bons psicólogos; bons filósofos; bons médicos; bons cientistas, e etc.

Ao ler estas linhas muitas pessoas vão questionar: Como é possível chegar aos pais?

Já foram feitos tantos benefícios que talvez tenham sidos considerados impossível sua realização e foram concretizados.

Por isso tenha certeza que espaço surgirão para uma causa que sendo olhada com bons olhos, trará um futuro brilhante para todos nós.

Zélia Prímola dos Santos

29/12/2013

zelia prímola
Enviado por zelia prímola em 17/11/2016
Código do texto: T5826451
Classificação de conteúdo: seguro