O quadrado redondo e o quadrilátero de 5 lados

A primeira vez que li a expressão “quadrado redondo” senti uma espécie de comichão intelectual, algo como umas cócegas cerebrais que evocavam certa tendência ao riso. A expressão também sugere a burla, a tentativa de concepção de uma figura ao mesmo tempo quadrada e arredondada correspondente a ela. O leitor comum terá dificuldade em lidar com a expressão pelo simples fato de que pressuporá haver um referente para ela. A solução para sua compreensão consiste no entendimento de que a expressão não pode ter um referente, não havendo nada que possa se adequar, ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto, a uma expressão contraditória como esta.

Pode-se simplificar, ou explicitar ainda mais claramente a contradição propondo a expressão: quadrilátero de 5 lados. Sabendo-se que “quadrilátero” significa uma figura de 4 lados, percebemos de imediato a impossibilidade de um quadrilátero de 5 lados, enquanto que as figuras de 5 lados devam ser chamadas “pentágonos”. Aliás, a compreensão do problema pressupõe o ajuste de seu alvo. Ao usar a expressão “impossibilidade” estou sugerindo a busca pela existência de algo, o que pode induzir o leitor à tarefa interminável e inglória de procurar pelo objeto descrito. Melhor será reconhecer ter havido apenas um erro de nomenclatura. Sob esse ponto de vista, figuras de 4 lados devem ser nomeadas “quadriláteros”, enquanto figuras de 5 lados devem ser chamadas “pentágonos”. A troca de tal denominação constitui meramente um erro de nomenclatura.

Para finalizar a solução do problema, restará, então, tão somente, distinguir entre figuras de 4 e de 5 lados. Asseverar que figuras de 5 lados contêm 4 lados, confundindo os dois tipos consiste em falácia bem óbvia, e de fácil desmascaramento.

A compreensão de que a confusão, no caso, decorre meramente de erro de nomenclatura soluciona o problema desqualificando e evitando a confusão imensa decorrente de questões ontológicas relativas à figura que, ao final, reconhece-se, simplesmente, ter sido descrita em termos impróprios, fato que teria gerado toda a confusão.