Ditadura x Tirania

E ela existe? E como! Quando a sua professora dava aula, ela ditava o que deveria ser feito, pois, definitivamente, ela era a pessoa mais sábia daquele lugar. A sua professora ditava procurando fazer o bem para você, buscando lhe ensinar lições que seriam úteis para a sua vida adulta. Essa é uma ditadura boa, pelo menos no cenário ideal. Agora, sabe aquela professora que "não estava nem ai" para você, que só se interessava nela e dava aula somente porque interessava a ela para não perder o emprego? Ela era um tirana.

Ou seja, a tirania surge quando aquilo que nos está sendo ditado não é feito buscando nosso desenvolvimento e sim os interesses do ditador. Quando o tirano é confrontado, ele não tem repertorio para defender seus pontos, até porque é impossível defender, de modo racional, algo que só beneficia a ele. Sem argumentos racionais, vem o uso da força, de onde surgem palavras como preso político, tortura, opressão, entre tantas outras que os que viveram na época da ditadura (tirana) militar conhecem bem.

A ditadura é o meio pelo qual o líder tirano governa. No Brasil (não conheço a cultura dos outros países) ditadura transformou-se em sinônimo de tirania. Mas todas as características negativas atribuídas à ditadura na verdade vêm da tirania. A ditadura por si só não é má ou boa, mas depende da qualidade do ditador. Quando você era criança, o sistema político da sua casa era ditadura ou democracia? E foi bom ou ruim?

E é possível ter um governo ditatorial bom? No momento não, pois para isso precisamos de uma pessoa muito sábia que abra mão de muitas coisas em nome de guiar o povo e de um povo que aceite esse guia, sabendo que trocará um pouco de sua liberdade (um pouco, não toda ela, pois um bom líder nunca obriga ninguém a nada) em troca de mais responsabilidade, pois ele receberá sabedoria do líder, e toda sabedoria trás consigo responsabilidades. Além disso, todos precisam se dispor a buscar muito conhecimento para que toda a sociedade evolua, pois um ditador sábio jamais dará uma ordem, então os liderados terão que entender as recomendações do bom ditador porque eles ainda terão que tomar as decisões.

Ou seja, para se ter uma boa ditadura temos que ter, além de um bom ditador, um população interessada no bem estar do próximo, ou seja, uma população que se preocupe com a politica muito mais do que "todos os políticos são corruptos e ladrões". Todos precisam refletir o que podem fazer de bom pelo lugar onde moram e para as pessoas que ali habitam também. As pessoas precisam sair da superfície e se aprofundar nos assuntos que influenciam na vida de todos. Não basta assistir ao Jornal Nacional.

Qualquer pessoa com bom senso (por favor, se você não concorda com o que está escrito nas próximas linhas, fique à vontade para nunca mais voltar à esse blog) sabe que todos têm direito à vida. Tal direito inclui vários outros embutidos, como direito à alimentação, a não ser assassinado, a atendimento médico e vários outros. Sendo assim, o homicídio nunca pode estar certo, pois o todos inclui os heterossexuais e os homossexuais, os brancos e os pretos e as pessoas com ou sem antecedentes criminais (alô pessoal do bandido bom é bandido morto), incluindo todos os meio termos que estão dentro dos extremos que eu citei.

Se ditadura não acontece somente com tirania, o contrário também ocorre. Na democracia original, todos os cidadãos (naquela época, cidadãos eram os homens não escravos e não estrangeiros educados e maiores de 18 anos) tinham direito de opinar e defender suas ideias. Isto era a democracia direta. No Brasil temos um regime de democracia indireta, onde a população escolhe um representante para defender as suas ideias.

Então lhe pergunto, você se sente representado? Segundo uma pesquisa da empresa Ipsos, 79% dos brasileiros não se sentem representados pela classe política. Se aqueles que lá estão não representam a população, a quem eles representam? As eleições brasileiras estão entre as mais caras do mundo, em parte por causa do sistema empregado, em parte porque as pessoas estão votando em quem investe mais. O candidato que tem mais dinheiro faz mais propaganda e a população não procura saber quem são os outros candidatos, votando somente naquele que ela tem conhecimento que existe.

Se o fatos determinante para ser eleito é o dinheiro, logo isto não é uma democracia e sim uma plutocracia. Os políticos eleitos não representam o povo, mas o dinheiro, pois é o dinheiro que os elege, mesmo através do voto. Ou seja, a nossa democracia está apenas na teoria, por culpa do sistema e da própria população.

Além disso, aqui as consultas populares (referendo e plebiscito) são muito raras e a população quase não tem meios de opinar nos rumos do país. Logo estamos indo rumo ao autoritarismo, mesmo sob a bandeira da democracia. A ditadura até pode ser boa dependendo das pessoas que a constroem, mas é bastante visível que o nosso sistema, seja democrático ou plutocrático, não está indo bem para a maioria da população.

Reverter isso somente será possível com cidadãos melhores, mais atentos e interessados na politica. Porém não se enganem, alguém tem que ditar as regras. A diferença é que na democracia, quem deveria ditar as regras é a população como um todo. E todos precisamos ter muita atenção porque muitas atrocidades podem ser cometidas porque a maioria acha que deve ser assim. O holocausto não foi antidemocrático, pois a maioria dos alemães concordava com ele, apesar de ter sido antirrepublicano por ir contra os interesses da nação Alemanha e ir contra tudo que consideramos direitos humanos.

Fiquem à vontade se quiserem me adicionar no facebook:

https://www.facebook.com/dpacheco911