Carpe diem e a verdadeira liberdade

Carpe diem é uma expressão em latim que quer dizer aproveite o dia. Tal expressão ficou "famosa" por ter sido escrita pelo poeta Horácio (65 a.C. - 8 a.C) com o sentido de que se deve viver hoje, pois a morte é a única certeza e o presente deve ser aproveitado antes que seja tarde.

Certamente o que ele diz tem valor, pois se o contrário de morto é vivo, não viver significa morrer. Um dia não vivido é certamente desperdiçado e os momentos que se foram não voltam mais.

Mas, com certeza, há algo de errado com a visão de que alguns têm sobre o que seria aproveitar o dia. Eles acham que aproveitar o dia é fazer somente o que desejam, ou se não desejam nada, simplesmente não fazer nada. As pessoas de hoje só podem aproveitar o dia como se acha melhor hoje, não poderia ser diferente. E o que há de errado nisso? Vamos começar do começo.

Hoje as pessoas têm muita liberdade (as mulheres da Arábia Saudita discordam), mas viver é somente essa liberdade que se apresenta a nós hoje? E o que é essa liberdade de hoje senão não ter nenhuma responsabilidade? Porque, segundo a crença atual da maioria, se você tem um filho, você perde a liberdade, se você tem um emprego você perde a liberdade, qualquer coisa que você tenha que fazer o leva a perder a liberdade. Então estar livre consiste somente em saciar todos os desejos e não ter que fazer nada que não queira. Isso realmente é liberdade?

Não. Pois esse caminho tem um único destino, o vício em saciar todos os desejos e se livrar de todas as tarefas, nos levando a ser escravos de nós mesmos. Em algum momento as pessoas têm que assumir alguma responsabilidade e abrir mão de algo que elas querem, mas não precisam. Se ela somente sabe viver a "liberdade" atual, certamente vai haver muita frustração, além do fato de que se uma pessoa se exime totalmente de qualquer responsabilidade, ela morre, pois tem que haver a responsabilidade mínima de comer. Os desejos têm sim o seu lugar, mas eles não podem ser a causa principal da vida, apenas parte dela. Você pode saciar seu desejos, mas com moderação.

A verdadeira liberdade não significa não ter responsabilidades, mas sim se responsabilizar por todas as responsabilidades que nos cabem. Não é não ter que fazer nada, mas sim ter feito tudo que deveria fazer. Não é não ter necessidades, mas ter suprido todas as necessidades. Ou seja, ser livre não é não ter que fazer nada, mas ter feito tudo o que se deveria fazer.

Então aproveite o dia para fazer o que tem que ser feito. Cuide das suas obrigações. Isso inclui cuidar também de você, e aqui cabe também satisfazer algum desejo, afinal, é bom sentir prazer em estar vivo. Aproveite o dia para fazer hoje o que você precisa fazer, e depois descanse, pois você não é uma máquina. Carpe diem.

Para ler mais textos meus, curta minha página no facebook:

https://www.facebook.com/dpacheco911