Espiritismo e Espiritualismo...[AlexMarq]

Espiritismo e Espiritualismo...

[ Alex Marq ]

França, meados do século XIX, um eminente professor, estudioso de ocultismo, embrenha-se num projeto até então inusitado: Com o auxílio de duas médiuns, formula inúmeras questões, obtendo respostas de inteligências extramateriais; que somam inúmeras informações que compõem um dos trabalhos mais detalhados sobre espiritualidade e a realidade subjacente à nossas vidas... Funda-se, a partir desses trabalhos, o espiritismo; dito como uma novidade, mas na verdade, não passa de um trabalho muito bem elaborado acerca de vários conhecimentos que já existiam muito antes do próprio cristianismo...

Tudo o que é espiritual ou oculto encontra-se ainda cercado de névoas obscuras, de nossos preconceitos e de nosso medo em defrontarmos com o desconhecido... Tudo o que esteja além de nossa "realidade" concreta, objetiva, material e palpável... Tende a ser temida ou desprezada a sua existência... A ciência tende a rotular como não existente tudo o que seu conhecimento e seus equipamentos não tenham capacidade de formular ou detectar...

O espiritualismo é muito anterior ao próprio cristianismo... No dicionário, é referido como de origem na antiga Grécia, mas essa origem é bem anterior a essa época... As escrituras cristãs estão cheias de citações sobre visões metafísicas, premonições, desdobramentos, curas energéticas, e até cita a existência de um tipo de "vida" que suplanta a morte do corpo...

Antigas religiões orientais, e muitas organizações secretas que existiram a fim de preservar esse conhecimento do oculto, tinham a concepção das vidas sucessivas como meio de evolução do ser... Não se sabe bem, quando e nem porque a tradicional igreja cristã simplesmente ignorou esse básico preceito... Fazendo com que Deus fosse mais tirano e injusto do que descrito na Bíblia...

Qual é o mérito de uma criança que nasce saudável numa das famílias mais ricas de um país, podendo ter acesso às melhores escolas, a cultura e informação, a pessoas de poder e influência, com patrimônio suficiente para dedicar sua vida apenas ao que deseja? E qual seria então o "crime" de uma criança que nasce de pais drogados, com um mínimo de instrução, morando numa favela no ponto mais extremo da periferia da cidade, doente, com alimentação precária, terá que trabalhar desde muito cedo para a própria subsistência, e podendo tornar-se mais um marginal no mundo? Aonde está essa merda de Justiça Divina? Sendo que a maioria de nós já chega a este mundo com uma "sentença condenatória" que amargará nossas vidas pelo tempo em que ela durar? O que dizer dos filhos de pais pedófilos e estupradores? Qual seria o crime dessas crianças para merecerem tal "punição"?

Espírito, refere-se vulgarmente à parte energética subjacente à matéria... Toda matéria tem seu espírito, sua carga energética que faz com que essa matéria tenha sua forma e suas propriedades... Basta observar que o rosto de um cadáver não possui expressão, uma vez que, a energia que o animava não está mais ligada a ele.

O espírito é nosso próprio ser, à parte de nós que pensa, que sente, que vive e viveu sua vida... A parte de nós, que chegou solitária a esse mundo e ligou-se a um corpo. Entrando numa estrutura familiar, crescendo e sendo "educado" por esse ambiente...

Somos o personagem de nossas próprias vidas, nada mais do que isso... Quando aqui chegamos, fomos colocados em certos "papéis" por aqueles que mandavam em nosso meio... A decisão de aceitar esse papel, ou de fazer um papel melhor a si mesmo é do critério de cada um. Todos nós atuamos no palco de nossas vidas, assumindo os personagens que nos derem, ou o personagem que desejarmos... Mas, apenas alguns poucos conseguem "criar" o seu próprio personagem e dirigir suas próprias "cenas", a maioria ainda necessita ser dirigido pelos outros.

A intensa necessidade de, continuamente, estarmos somando novos conhecimentos... Impele nossas consciências a pensar melhor em nós mesmos, e nessa íntima relação que temos com o Todo à nossa volta... Somos bons e somos maus ao mesmo tempo. Apesar de freqüentarmos ou conhecermos nossa religião, não a seguimos devidamente... Porque as religiões estão presas nas interpretações equivocadas de suas liturgias... O pensamento humano é livre e não materializa-se no papel... A mesma realidade de milhares de anos atrás não é a mesma dos dias de hoje... De lá para cá, nós vivemos e sofremos demais...

Hoje, ficamos mesquinhos com o mundo e mais egoístas do que em outros tempos... Criamos tantos muros e cercas à nossa volta para nos protegermos do mundo lá fora... Que perdemos nossa referência sobre ele, e caímos no paradoxo de recriar nosso próprio mundo a partir do vazio de nosso ser em que transformamos a nossa realidade... Estamos trancados em nossas casas, calados de nossas opiniões, sufocados de nossos sentimentos, tolhidos de nosso ser... Transformamos o nosso mundo em um emaranhado de áreas privativas que cerceia nossos movimentos em troca da nossa própria segurança...

"Tudo o que é dito e segredo será falado do alto dos telhados"

Chegamos numa época de quebrar nossos próprios preconceitos... Estarmos conscientes é uma necessidade para vivermos melhor as nossas vidas... Nossa atual cultura materialista, que valoriza demais o que se tem em detrimento do que se é... Levou-nos aos atuais níveis de criminalidade, fazendo com que até a essência de viver seja desprezada em troca de se obter o "poder", de ter dinheiro a qualquer custo... O valor do ser humano vem sendo mensurado à muito tempo pelo que se tem, e deste modo, alguns cometem as piores injustiças para ter mais do que o que é necessário; gerando perdas para muitos outros, desequilibrando o princípio de harmonia da natureza... Criando uma energia oposta de mesma intensidade, conforme o princípio de inércia...

E nessa guerra de valores aonde o importante é sempre Ter mais, não importando como... Muitos corrompem-se, vendendo-se a quem lhe pagar mais... Traindo suas próprias convicções, desmentindo a si mesmo para participar do jogo aonde o seu valor pode ser "palpavelmente" mensurado em dígitos...

É impossível mensurar sentimentos, é impossível mensurar idéias... A mente da maioria ainda é tão incapaz, que ainda mensuram o valor das pessoas pelo que elas possuem... Toda a matéria destrói-se e recria-se evoluída... Assim como nossos preconceitos criados a partir desse nosso ambiente material, devem obedecer ao mesmo ciclo de destruição e evolução... E toda destruição dentro de nós ocorre pela conscientização ou pela dor, mas o objetivo é inexorável... Se ela será rápida ou morosa, depende da percepção de sua consciência e da conseqüência de suas atitudes... Cada um colhe de acordo com o que planta, e a produtividade desse plantio depende das técnicas empregadas e do conhecimento e "tecnologia" que cada um tem ao seu alcance... Ou seja, pela capacidade de sua própria consciência... Quem usa de "sua" tecnologia para subjugar os mais incapazes... Acabará por ser subjugado de modo mais cruel quando deparar-se com alguém de conhecimento superior ao seu... Cada um de nós atrai pessoas e situações de acordo com o que busca e oferece ao seu meio... A lei da natureza é justa e incorruptível... Acolhe a todos sem distinção e mata sem nenhuma piedade...

Nada se perde, nada será subtraído do Todo... Pois tudo será transformado para própria evolução... Somos apenas pré-adolescentes formulando nossas primeiras impressões e experiências diante de um universo permeado de coisas novas às nossas mentes... Devemos estar preparados para assimilar melhor a nossa realidade inerente, que engloba além de nossa realidade material, os nossos sentimentos e nosso espírito... Essência de cada ser, com seu lastro com a infinita perfeição do universo...

Só é capaz de entender, quem possui uma mente amadurecida para absorver o aprendizado da nova era... Quando começaremos a cultivar as verdadeiras riquezas, que vão muito além do ouro... E nos acompanharão em toda a nossa existência, inclusive nas vidas futuras...

Espiritualista é ver a essência do poder de perfeição e justiça do universo até num minúsculo grão de areia... É reconhecer a essência de vida até de um mísero inseto... É observar e entender que nossa percepção interage em quatro níveis de nossa realidade... Além da matéria, interagimos simultaneamente com energias lógicas, emocionais e espirituais... Cada uma obedecendo a diferentes ciclos de retornos... É buscar discernimento e sabedoria para adequar-se a sua atual realidade, podendo tirar o melhor proveito do momento presente; plantando bons frutos para o futuro em curto, médio, longo e infinito prazo... É ter consciência espiritual e comensurável, além da realidade atual; e clareza de poder aceitar cada percalço por que passou... É acreditar na busca do equilíbrio a partir do caos... Na serenidade a partir do desequilíbrio... É ter liberdade de andar pelos becos mais tenebrosos e violentos, nos mais baixos umbrais, aonde habitam apenas os desgraçados... Mantendo a mesma postura e seriedade com que também freqüenta os palácios dos eminentes... É saber tratar o mendigo que lhe pede um trocado com o mesmo respeito com quem fala com um magistrado... É estar desapegado de títulos, rótulos, cargos e denominações... E conseguir ver e viver a essência de Ser... Porque é o ser que faz e realiza... E é somente o Ser que evolui...

Amor e alegria no coração... Sempre!!!

[ Alex Marq, 06 de setembro de 2005 ]