Etimologia da Língua Portuguesa nº66

Etimologia da Língua Portuguesa por Deonísio da Silva Nº66.

Oratória, a arte de discursar, de falar bem, teve origem na palavra latina oratoria. Polêmica, por sua vez, que desde do século XVII significa controvérsia, travada oralmente ou por escrito, veio do grego polemiké, arte ou ciência da guerra.

Bloco: do francês bloc, tomado do holandês bloc ( no holandês atual blok ), designando pedaço de madeira ou de outro material pesado ,empilhado para formar barreira, conter, imobilizar. Passou depois a designar parte de um conjunto posta em destaque, como em bloco de notícias e bloco parlamentar. Também unidades reunidas podem formar um bloco, com é caso do bloco de folhas de papel. Nas escolas de samba, bloco designa algo semelhante, tendo também o sentido de ala nos desfiles, surgido com as primeiras escolas de samba ,elas mesmas apenas blocos. Assim, a Portela chamou-se nas origens Bloco Vai como Pode, fundado em 1923. A escola de samba está celebrando 80 anos em 2003.

Estado: do latim status, extraído da expressão status romanus do célebre orador latino Marco Túlio Cícero (106 - 43 a. C. ) que foi um intelectual de relevo e cuja oratória ainda hoje encanta pelos inúmeros recursos de argumentação. Mas era um político vaidoso e bastante fraco, tendo trocado de lado diversas vezes, sempre de olho em conveniências pessoais, que muito raramente se mesclam a projetos coletivos. Morreu assassinado por ordem de Marco Antônio ( 83 - 30 a. C. ). Após o assassinato de Caio Júlio César ( 101 – 44 a. C. ), Marco Antônio, Caio Júlio César Otaviano Augusto ( 63 a. C. – 14 d. C.) e Marcos Emílio Lépido ( ? – 13 a. C. ) venceram os assassinos – Marco Júnio Bruto ( 85 – 42 a. C ) e Caio Cássio Longino ( ? – 42 a. C. ) - - e passaram a integrar o chamado segundo triunvirato. Marco Antônio apaixonou-se por Cleópatra VII ( 69 – 30 a. C. ) e repudiou a mulher oficial, Otávia, irmã de Otaviano Augusto. Vencido pelo cunhado, suicidou-se com a amante egípcia. Ele, com a espada . Ela, deixando-se picar por serpentes venenosas. Cássio também teve fim trágico : ordenou a um soldado que o executasse, pela espada. Bruto suicidou-se. Augusto, porém, foi de todos o mais feliz. Fez excelente governo, a ponto de dar nome a um longo tempo de prosperidade, a era de Augusto, e ao morrer foi venerado como deus. O escritor e poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade ( 1902 – 1978 ) deu grande importância ao Estado na vida intelectual do Brasil: “ O emprego do Estado concede com que viver, de ordinário sem folga, e essa condição ideal para bom número de espíritos. Nossa figura máxima, aquela que podemos mostrar ao mundo, foi um diretor-geral de contabilidade do Ministério de Viação, Machado de Assis . Raul Pompéia, diretor de estatística do Diário Oficial e da Biblioteca Nacional; Olavo Bilac, inspetor escolar no Rio.”

Oratória: do latim oratoria, subentendendo-se ars oratoria, arte oratória. Orare em latim significado de falar. Com o advento do cristianismo, ganhou também o sentido de rezar. Tanto que no português entra primeiro oratório, ainda no século XIV, designando o compartimento da casa reservado às orações ou um simples nincho, em forma de capelinha portátil, onde é entronizado o santo de devoção do proprietário e da vizinhança. No século XV, surge oratório para designar a habilidade de dizer bem as coisas, eloquência, retórica. Eram ainda tempos de um saber enciclopédico em que se destacavam as sete artes liberais, divididas em dois blocos, chamados quadrivium e trivium. O quadrívio era constituído por música, aritmética, geometria e astronomia. E o trívio pela gramática, retórica e dialética. Naqueles tempos, falar e escrever bem eram ofícios que demandavam cuidados de botânica e de jardinagem das palavras, pois se acreditava que a beleza e a verdade andassem de mãos dadas. Desse modo, um bom juízo sobre determinado tema só era bem-aceito quando proferido com os ornamentos requeridos pelas normas da oratória e da retórica.

Polêmica: do grego polemikê, arte ou ciência da guerra.Pólemos em grego tem o significado de guerra, luta. Passou ao francês polemique, ainda com sentido de luta até o final do século XVI. Mas no século seguinte já tinha o significado de controvérsia, travada oralmente ou por escrito. Com o sentido de discussão que envolve divergências acaloradas sobre temas candentes, a palavra chegou ao português na primeira metade do século XIX. Desde então consolidou-se em nossa língua, de que são exemplos os debates travados na imprensa, principalmente em momentos em que é preciso tomar sérias decisões políticas. Ainda nos tempos monárquicos, o Brasil teve grandes polêmicas, ocorrendo às vezes de um único intelectual sustentar contra todos os outros uma proposta que parecia somente dele, como foi o caso do famoso escritor Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo ( 1849 – 1910 ). Todos eram abolicionistas e ele também . Porém todos os abolicionistas eram republicanos e ele não. Queria conservar a monarquia, defendendo a estabilidade política. Embaixador do Brasil na Inglaterra e nos Estados Unidos ,foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Deonísio da Silva, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo e escritor, é autor de Os Guerreiros do Campo e A Vida Íntima das Palavras ( Siciliano ), entre outros 27 livros. E-mail: deonisio@terra.com.br

Revista Caras

2002.

Doutor Deonísio da Silva
Enviado por zelia prímola em 05/02/2017
Código do texto: T5903828
Classificação de conteúdo: seguro