A árvore do centro do Jardim do Éden
 
 
Deus plantou um jardim no Éden, e colocou nele o homem que havia criado para o usufruir e para o administrar.
 
Deus e o ser humano conviviam como amigos e, como amigo que é orientou-o (alimentou-o):
 
Gênesis 2,
16. (...)“Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim;
17. mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente.
 
O  homem, todavia, desobedeceu e aconteceu o que chamam de pecado original.
 
Florestas foram ao chão para usar o papel para imprimir opiniões sobre o tema: pecado original.
 
A macieira foi execrada por causa de seu fruto que teria sido foi o comido por Adão e Eva: a inocente maçã. Parece-me terem misturado os temas: árvore da vida e árvore da ciência do bem e do mal
 
Acho mais esclarecedor, por oportuno, falar-se sobre qual seja a árvore do centro do paraíso.
 
O ser humano é o paraíso de Deus (Pv 8,31) e uma parte, interior, do ser humano, o sistema nervoso, é qual árvore.
 
Para onde quer que o ser humano se movimente no Jardim do Éden, lá está o paraíso de Deus e para lá vai o centro do paraíso.
 
O fruto da árvore da ciência do bem e do mal é o que sai da mente humana à qual seguir-se, em vez de seguir o que Deus já deixou estabelecido, isto é desobediência e leva à morte.
 
Apesar do pecado, a missão de administrar o jardim continuou e continua reclamando a administração humana, haja vista que o mundo se transforma num lixão.  “Muitos são os projetos do coração humano, mas é o desígnio de Iawhweh que permanece firme.” BJ Pv 19,21
 
Depois Deus enviou Jesus, não como jardineiro, mas como curador, salvador do ser humano, cujo coração, convertido, o levaria a assumir sua missão de jardineiro.
 
Reiterando: Jesus não veio, pois, para administrar o jardim; ele veio para converter o coração do ser humano a Deus e levá-lo à oração a fim de buscar orientação e energia para, - de uma vez por todas -, administrar o jardim, - sua missão principal desde o paraíso -, e não revogada por Deus. Quem não participa da criação não amadurece.
 
A oração é simplesmente o voltar a relacionar-se com Deus.
 
Diógenes Pereira de Araújo
Enviado por Diógenes Pereira de Araújo em 11/02/2017
Código do texto: T5909100
Classificação de conteúdo: seguro