Aventuras do pão e do circo:

Pensamentos nunca foram feitos para serem jogados no ar, como se no final uma simples aventura pensante bastasse. Todo jovem com pretensões intelectuais, quando atinge a primeira maturidade, se vê logo com a emoção obscura de um mundo que não o compreende, se vê num ambiente hostil e tem que seguir em frente com motivação para vencer todos os obstáculos, alcançar o mundo, e urdir uma conquista que só aqueles que ousam combater o mundo vencem. À todo nerd incompreendido é dada as aventuras de um circo de horrores, o desprazer de ver que as pessoas se agarram a diversões sórdidas e têm que se previnir para que não caminhe no mundo com um pé na mão, a cabeça nas nuvens e um pensamento que faça descobrir sozinho que o mundo pouco se importa com a pureza das ideias, e que ele precisa batalhar para um parco reconhecimento futuro, com a consciência de que a intelectualidade é uma via de caminho dolorosos e que o deslumbramento e a descoberta serão sua Via Crucis. Assim, ele precisa entender que não são todos que o podem compreender, e terá que se ver agarrado a hábitos que os outros dificilmente aceitarão, vivendo em meio ao universo das futilidades e das fofocas, das intrigas da adolescência e do medo de que ninguém o entenda.

O povo, ao contrário dele, é uma massa insolente e manipulável, com interesses simples e fáceis de resolver, mal sem o cabedal de ideias que permitem compreender a situação em que se encontram, sofrem, mas veem-se como desgarrados em meio a promessas políticas, tolices e ressentimentos por ver que nada no mundo funciona, contudo tudo é facilmente esquecido no circo de pequenas diversões diárias. O nerd precisa ser compreensivo, vai ter que entender que nem todos possuem grandes ideias como as dele, e terá que guardar confissões para um mundo futuro onde outros nerds o reconhecerão. O povo tem memória curta, ele vai se deixar levar pelas correntes rápidas e fugidas de disputas oligárquicas, tornara-se frio, insensível pragmático, e acabará por encher os bordeis e as festas com mágoas e algozes fúteis que você dificilmente entenderá. O circo foi feito para apagar as indecências , o pão para silenciá-las, a memória da diversão e a memória da saciedade, ambas destroem qualquer pretensão de mudar essa realidade por completo. Você terá de ser paciente, pois os donos do mundo quererão silenciar o povo que tanto os incomoda.

Por conseguinte, você poderá se refugiar em seu mundo, poderá tentar mudar o mundo com poucos que o compreendem. Verá que essa vida é uma aventura de onde ninguém sai vivo, e nem sequer sabemos se tem além, o pão e o circo serve para que muitos não se aventurem por caminhos perigosos, e encontre nas complicações diárias algo que os afaste de simplicidades belas e doces, de pensamentos que fazem tudo compreender, porque para o líder a pior aventura é ver que o pobre também tem capacidade de se aventurar por tais caminhos e entender que o mundo está nos pés de sua compreensão…

Eric Deller
Enviado por Eric Deller em 02/07/2017
Reeditado em 06/09/2017
Código do texto: T6043754
Classificação de conteúdo: seguro