Ensaios

Era uma vez um menino muito pobre,

que estava apaixonado por uma menina muito bonita.

A menina não gostava de pessoa alguma que fosse pobre, pois era preconceituosa e mimada. O nome da menina era Estela. E o nome do menino, Maurício. Maurício era um sonhador gosta de trabalhar e ajudar em casa, já a Estela só levava a vida gastando dinheiro e muita festa. Um dualismo de classes e valores está em jogo nesta história.

Maurício estudava na mesma escola que Estela, ele pagava meia bolsa e com muito sacrificio seus pais pagavam o restante, além do quê Maurício ganhava trabalhando como caixa de um supermercado. Maurício ama Estela. Ele ficava com febre dias e mais dias de tanto carinho que ele nutria pela moça mimada, todos notavam o semblante de alegria e contentamento de Maurício quando Estela estava perto dele numa roda de bate-papo. Mas Estela como todo mundo também sabia detestava Maurício por ele ser bolsista e, negro, isso constrangia os amigos de Maurício e os amigos de Estela que viam no rapaz garra e muita inteligência. Ao contrário de Estela os amigos de ambas as partes gostavam de Maurício e da sua história de vida. Mas Maurício não percebia isso tanto de Estela ou dos conselhos dos seus amigos correlação ao preconceito e racismo de Estela para com ele, tendo sempre como alvo 'Maurício'. Eu já contei que Estela gosta muito de beber? Eu já contei que Estela detesta o pai? Eu já contei que Estela é fã de ideologias anarquistas? Eu já contei que Estela brinca com os sentimentos de Maurício? É, essa história rende um filme.

Estela sempre foi indiferente con o pai, mantendo um limite entre o respeito de uma filha ou de uma estranha para com um verme como ela em pensamentos chama o pai. Oh minha filha, por quê você trata assim seu pai? sempre perguntava Solange mãe da garota inconformada com a situação do pai e uma filha amargurada em luxos e caprichos... Pois a familia Nobrega a que pertencia Estela era confessadamente herdeira de uma furtuna adquirida em imóveis, hóteis, clubes esportivos, investimento na bolsa, e supermercados grandiosos e alargadamente de boa variedade de tudo, para um público exigente da metrópole Fortaleza. Ou seja Estela nasceu em berço de Safira e Jaspes reluzentes. Mas nem tudo o que o dinheiro pode comprar poderá o mesmo dinheiro comprar a paz e a felicidade de uma família e um lar estruturado.

'Sou negro sim mamãe e com muito orgulho' Dizia Maurício quando pequeno pra sua mãe, e seu pai, escutava com um leve sorriso nos lábios. Tendo essa mentalidade cultivada desde a meninice Maurício soube o que é ser humilhado desde muito cedo, ter que seder lugar para uma gente branca hóstil no ônibus apenas pela cor dos olhos, e também não só isso, sofrer agressão de gangues de ideologia racial que perseguem negros, gays, travestis, nordestinos e etc... Para Maurício nada na vida foi fácil tudo foi a trancos e barrancos. Mas apesar de ser negro e pobre Maurício é honesto, trabalhador, respeitador até de quem lhe maltrata, pois essa alma iluminada não consegue ser mau com o seu próximo, ele já tentou revidar tudo de ruim que acontece com ele, mas em desespero e envergonhado corre a abraçar o Deus Cristão, que exige dele nada mais que o amor ao seus irmãos, que tão somente sofrem como ele nesse mundo penalizante. Maurício é bonito. A beleza de Maurício é sua herança mais evidente essa beleza é sua honestidade e brilhantismo na educação. Mas pra não decepcionar meus amigos leitores Maurício também é bonito fisicamente, de dentes alvos, um metro e oitenta, cabelo carapinha que realça a formosura da sua cabeça e face afilada, voz de tenor e barítono ao mesmo tempo, Maurício é tambem poeta e, poeta inspirado na pessoa mais mimada e festeira da escola (chamo escola, mas pode ser entendido como faculdade) Estela, já disse que essa história é uma contradição? Já disse que essa história é ao mesmo tempo drama e comedia? Já disse que Estela apesar de ser racista preconceituosa com pobres e bolsistas, ama uma mulher? Calma minha personagem não é lésbica não... A mulher que Estela ama é Clarice Lispector, sua paixão é tamanha que sua irmã mais velha teve uma menina e ela sugeriu o nome da criança Clarice...

Continua...

Francesco Acácio
Enviado por Francesco Acácio em 12/11/2017
Reeditado em 12/11/2017
Código do texto: T6169291
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.