Deus não vai falar

Na maioria das vezes, Deus não vai falar. Ou então ele vai falar, mas você não vai ouvir, o que na prática é como se não tivesse falado nada. Na maioria das vezes, você vai querer ouvir e não vai conseguir. Vai estar mergulhado em angústia, em aflição, em desespero e vai querer ouvir, só que não vai ouvir nada.

E vai lhe parecer absurdo que Deus não fale diante do seu sofrimento, e então você vai começar a pensar se não está fazendo alguma coisa de errado. Porque você sabe que, às vezes, Deus fala. Conhece casos de pessoas que o ouvem com naturalidade, que o entendem perfeitamente, que não apresentam a menor dificuldade de comunicação.

E você se pergunta por que não é uma dessas pessoas. Talvez elas sejam melhores que você, talvez tenham menos pecados, talvez elas tenham dons e habilidades pessoais que as favoreçam. Ou, simplesmente, elas fazem o que tem que fazer, elas cumprem certos requisitos, sem os quais é impossível que Deus fale, é impossível que se ouça a Deus.

Mas você não tem ideia de quais são esses requisitos, e vai pedir a Deus que lhe fale, que explique direitinho o que tem que fazer para que passe a ouvi-lo, mas não vai ouvir nada. Você vai achar que há regras que devem ser cumpridas para que alguém consiga ouvir a Deus, e que Deus não vai quebrá-las só para falar com você, por maior que seja o seu sofrimento. Deus talvez seja alemão, afinal.

E então você vai achar que tem que descobrir tudo sozinho, que Deus não vai dizer o que você precisa fazer. Por mais desorientado que você esteja, se não cumprir alguns requisitos, não terá direito a um sonho, a uma visão, a uma palavra sussurrada no ouvido, a um misterioso pensamento que resolva com espantosa naturalidade a questão que nos angustia.

Você vai tentar, vai orar de forma diferente, vai querer viver de forma diferente, mas ainda vai pecar, ainda vai fazer coisas erradas, e no fim, quando precisar ouvir algo, vai achar que é por causa delas que não ouvirá nada. E então se desesperará ainda mais, porque terá a impressão de que está completamente sozinho, que nem mesmo Deus poderá fazer algo para ajudá-lo, que você está irremediavelmente perdido.

E essa sensação de impotência crescerá e com ela o seu desalento diante da vida e do mundo. Você já não se considera bom o bastante e não acredita mais, sequer, que haverá um destino bom depois da sua morte. É provável, você pensa, que ainda do lado de lá você tenha que sofrer muito, e pelos mesmos motivos que agora te impedem de ouvir a voz de Deus.

Você acha que o fato de Deus não falar com você é sinal de que a sua vida está toda errada e que isso trará consequências eternas, das quais você não se livrará. Mas no fundo você não desiste, quando a angústia cresce, quando as coisas começam a desmoronar, vai orar outra vez, vai esperar uma resposta, uma direção, um caminho – mas, de novo, Deus não vai falar.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 24/11/2017
Código do texto: T6180829
Classificação de conteúdo: seguro