A Escolha no Processo de Formação do Indivíduo

A formação do indivíduo, como ser racional, passa pela criação de sua personalidade como objeto individual de sua responsabilidade. Isto, simultaneamente está associado ao processo de escolha e absorção de qualidades observadas e adquiridas ao longo do seu desenvolvimento.

Quando, em nossas vidas, objetivamos uma escolha e tomamos para nós os fatores que devem interferir no seu percuso, analisamos prontamente de que forma a conduta de nossas atitudes pode ser correta ou incorreta para que consigamos, por fim, alcançar este objetivo.

Entretanto, sabemos, em nossa sã consciência que muitas vezes tropeçamos com pessoas de carater negativo e que, por este motivo, abalam a estrutura do nosso pensamento, do nosso desejo e da nossa vontade. Sabemos que a apresentação deste caráter pode ser demonstrada consciente ou inconscientimente, isto é, por vontade própria ou por mero acidente, no caso da não observação das consequências de um ato para o outro.

Quando este ato é feito inconcientemente, o chamamos de acidente, mas quando é proposital e consciente, então logo manifestamos ser tal ato a pura apresentação do caráter duvidoso deste outro. E isto, por fim, acaba sendo nomeado como qualidade negativa. Por ser imprópria, maléfica e sumariamente diferente do que chamamos de positivo.

Costumamos classificar e diferenciar cada objeto de qualidade como positivo e negativo, entretanto, um indivíduo, como nos é perfeitamente claro e inquestionável, não pode ser classificado como bom ou ruim. Há na formação de todos, e sem exceção, qualidades positivas e negativas, que não nos permitem, por este motivo, classificar um indivíduo em sua generalidade como bom ou ruim. Todos somos bons e ruins ao mesmo tempo. E esta não é uma qualidade negativa, nem positiva, é apenas um fator de formação e evolução.

Como nas leis da física, onde um átomo necessita de prótons, elétrons e neutrons, partículas positivas, negativas e nulas, nós, também formados de moléculas e átomos, necessitamos ter, em nosso fator psicológico e na formação de nosso caráter a presença e a ciência dos fatores positivos, negativos e neutros, para que possamos seguir nossos caminhos e assumir a consequência de nossas escolhas.

Vemos diariamente diferentes pessoas, com diferentes qualidades e modos de ser. Pessoas rudes, ranzinzas, amorosas, delicadas, inflexíveis, inseguras, nervosas, agressivas ou de alta baixeza e inescrupulosidade. Cada uma se apresenta de uma forma, seja ela à primeira vista positiva ou negativa.

Muitas vezes associamos determinada apresentação positiva ou negativa como parte integrante de uma outra qualidade de origem positiva ou negativa. Contudo, é necessário considerar que esta verdade é infundada e está inteiramente longe de ser inequívoca. Embora, algumas vezes tenhamos que admití-la, visto que em determinados momentos uma pode gerar a outra e vice versa.

Não considero, por exemplo que a baixeza seja parte integrante da arrogência, mesmo porque uma exite sem a outra. Contudo, esta qualidade apresenta-se na maioria das vezes associada à brutalidade, já que sua única certeza é a de que existe unicamente pela falta de importância à condição alheia e pela inteira convicção de que se pode mais ou se é melhor que o outro.

A baixeza é, por assim dizer, uma qualidade que integra a brutalidade no seu foro mais íntimo já que sua manifestação (verbal, psicológica ou física) é sempre a forma representativa da outra.

Estas qualidades são apresentadas, arrogantemente ou não, como prova da necessidade de auto-afirmação ou pela falta de compreensão da incapacidade e do erro bem como pela não concordância, pela não aceitação de idéias ou pela simples manipulação, ao beo prazer da individualidade do outro.

Este ato, por exemplo, acontece por alguma anormalidade na formação do caráter do indivúduo, que pode perfeitamente passar longe do ato que se aplica. Considerando que aquele que é vitimado pela qualidade negativa do outro, não a recebe com prazer, é necessário dizer que quase sempre esta "capacidade de ser" não ocorre exatamente pelo que recebemos em nossa formação, pois nem sempre se dá o que se recebe. Como já foi dito, isto é uma mera escolha.

Sendo assim, somos o que escolhemos ser e nem sempre somos aquilo que no início de nossa formação verificamos que era para ser. O caráter de um indivíduo portanto, é formado pela presença ou ausência de qualidades (positivas ou negativas). Sendo estas mesmas qualidades de caráter mutável. Entendo, por este motivo, que o caráter como objeto estrutural da personalidade da pessoa, não é, em nenhum momento, imutável. E jamais poderá adquirir cadeira hereditária ou de influência passiva, pois ele é formado inteiramente pelas escolhas do indivíduo.

Cada um é o que quer. Mas nem sempre somos aquilo que queremos ser. A nossa conduta e a formação de nossa personalidade é uma constante infinita, já que, neste ponto, os objetos de nossas escolhas mudam a cada dia. Neste sentido, não há possibilidade de mudança sem abdicação de conduta e seletividade no processo de escolha.

Seremos eternamente seres positivos e negativos. Contudo, é partir de nossas escolhas, e unicamente por causa delas, que seremos descritos como seres positivos ou negativos. Cabe a nós sabermos melhor o que queremos ser e objetivarmos de forma mais precisa e enérgica a nossa conduta e as nossas escolhas, para sermos enfim aquilo que desejamos ser.

 

Blogtree

www.oscarcalixto.com/blogtree

 

Oscar Calixto
Enviado por Oscar Calixto em 24/08/2007
Reeditado em 21/05/2023
Código do texto: T621573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.