A culpa é do SISTEMA!

Num daqueles dias que a gente tem mais pressa para resolver as coisas aparece, melhor desaparece o tal famigerado personagem, ‘O S.I.S.T.E.M.A:

-Vai pro trabalho, tudo redondinho, mil maravilhas e de repente “PIMBA”, falta matéria-prima na máquina e adivinhem o quê aconteceu? O SISTEMA de alimentação falhou, não armou, desarmou, na verdade, na mão, foi eu, quem ficou;

-Vai á uma lotérica, tudo parado, tudo travado, fila não anda e quem é culpado? È claro que é o SISTEMA que caiu, saiu e ninguém sabe, ninguém viu quem ele é e nem quando vai voltar!

-Vai ao Banco cheio de contas pra pagar, é cheque voador pra tudo quanto é lado,... de água,... luz,...net, seguro, prestação do carro que eu ando, mas que não é meu e você não ria disso, pois o teu..., também não é seu, é do Banco e por aí vai.
É o SISTEMA que novamente caiu e derrubou inclusive o restinho de paciência, minha e de um montão de pessoas por aqui na fila, na mesma situação e esta é outra PEDRA NO SAPATO do tão sofrido povo.

-Vai cheio de vontade e entusiasmo á aula de matemática, precisa de nota, pois já é o último bimestre, ou vai, ou racha como dizemos por aqui e justo naquela hora decisiva quem vem “facilitar” a vida do pobre do aluno que deixou pra se recuperar nos 48’’ do 2º tempo, quem?
O tal do
SISTEMA CARTESIANO, que parece só servir para deixar tudo de cabeça, hora pra baixo, hora pro lado no espaço, e nunca pra cima, pois é um festival de SENO, COSSENO, ABCISSA, TANGENTE, COTANGENTE, na verdade, afinal é a gente que se estrepa mesmo no fim.

-Vai para decidir o futuro da cidade, do estado e da nação e eis que se apresenta, o SISTEMA político eleitoral, que está mais para SISTEMA “enrolacional”, que apresenta á nós um leque farto de NADA para escolher, num cenário de ‘horror’ misturado á ‘aversão’ política e em minha opinião, muito melhor seria a MONARQUIA um SISTEMA ideal para o Brasil, já que o Presidencialismo vigente acoberta muita gente metendo a mão no “interminável dinheiro público”, mas isso é assunto para outra discussão.
...e o SISTEMA se renova e se prolifera feito a sobremesa de “sagu” que só serve para sobrar e tirar a vez de um delicioso “pudim” na geladeira e na nossa mesa.
Aí eu pergunto de quem é a culpa? E por sinal alguém viu, ou conhece este poderoso
VILÃO, que atende pelo nome de:

                  ?SISTEMA