QUAL A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA EM NOSSAS VIDAS?

Assim como o arqueólogo dedicado, motivado a desvendar novas descobertas , com seus distintos intrumentos , como aquele espanadorzinho, e outros utensílios similares, com persistência e perseverança, com trabalho árduo, minucioso, ele traz a superficie valiosas descobertas, riquezas da história, dos povos, conhecimento, cultura, inumeros beneficios e singulares experiências que lhe acrescentam sobremaneira, proporcionando-lhe, deslumbramento e prazer .

Similarmente,

Quando exploramos, vasculhamos e passeamos pelas searas da literatura com mesmo apreço, quando bebemos da sua fonte generosa, Ela , nos ajuda a também extrairmos, preciosidades dos arcanos de nosso ser, dos recônditos d’alma, virtudes adormecidas, desconhecidas, nos equipando como que: " com flechas certeiras na mão dum poderoso ".

Por exemplo:

A literatura, aguça nossa sensibilidade, primeiro, para com nós mesmos, depois para com o próximo, e então para com a vida , e como se não bastasse, para com o mundo de modo geral, fazendo-nos experimentar a essência do ser humano, quer por meio do seu calor conchegante, dos seus afagos de lua cheia, quer por meio de suas tempestades sulcantes e turbulentas nos seios d'alma,

em fim, virtudes incomensuráveis, inumeráveis, indescritíveis...

Ademais,

quando desenvolvemos amor pela literatura, quer lendo, quer escrevendo, Ela, maternalmente e em retribuição, nos permite trafegar com segurança e deleite, por solos outrora movediços, por territórios outrora inacessíveis. ... Outrora.

Por cultivar a prática literária, compreendemos " idiomas " outrora obscuros, semeamos em nós mesmos, sementes que, se cultivadas com carinho e dedicação, pelo hábito, essas sementes, certamente eclodirão “com a pujança de todas as florestas “, como enfatiza-nos Ferreira Gullar, ao falar de sua poesia.

Assim, quando desenvolvemos gosto e apreço também pela escrita, temos a oportunidade e o privilégio, de esculpir esculturas multicoloridas, com o hábil e delicado cinzel da palavra: da prosa, do conto , da poesia, do romance, em fim, de todas as vertentes literárias...

Literatura é terapia ocupacional, é chafariz generoso e vitalicío de conhecimento, e de saber,

afinal:

" O livro quer ser dominado,

pra lhe ensinar a como dominar "

E então?

Que livro você esta lendo neste momento de sua vida?

Olá, Querido leitor, sensivel leitora ,

aproveito a oportunidade para convidá-los a fazerem uma visita

em meu blog : poesiasegirassois.blogspot.com

Sejam muito bem vindos

Davi Cartes Alves
Enviado por Davi Cartes Alves em 26/08/2007
Reeditado em 08/09/2010
Código do texto: T624739
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.