Os diferentes leitores

Como leitor, sou bastante eclético. Acredito que um bom leitor não pode ser vítima de seus gostos e preferências, ler somente livros e autores com os quais se identifique. Acredito que, por mais árdua que por vezes possa ser, devemos ler de tudo um pouco. Lógico, ler o que gostamos e nos identificamos, mas também ceder espaço para o outro lado da coisa. Abrir a mente para outros pontos de vistas, outras ideias, e assim, poder comparar com as suas. Acredito que, somente leitores assim, conseguem ter, de fato, uma posição crítica e autocrítica do conhecimento.

Da mesma forma, acredito que não devemos nos prender aos cânones, aos best-sellers, aos autores da moda. Lógico que devemos lê-los, mas também abrir espaço para novos autores. Há uma infinidade de escritos e de autores que a crítica e o mercado não enxergam e acabam caindo nas profundezas do esquecimento. Isso é lastimável.

E mais ainda. O formato, o veículo de comunicação que utilizamos para buscar conhecimentos. E aqui eu abandono essa perspectiva do livro e do leitor e entro em uma abordagem mais abrangente. O conhecimento não está somente nos livros impressos. O conhecimento está em tudo e em todos os lugares: basta que saibamos extraí-lo.

Saber ouvir as pessoas, as conversas como amigos ou mesmo pessoas que acabamos de conhecer. Viagens, filmes, documentários, observações da natureza e do comportamento humano, curiosidade, etc. De variadas formas podemos compreender quem somos e nos tornamos mais humanos.