Primeiras impressões

- Veja que curioso. Agora você está me passando uma visão otimista e eu estou duvidando. Mas não faz muito tempo que eu também apresentei uma visão bem otimista sobre o futuro da humanidade, e na ocasião você não viu tantos motivos assim para se entusiasmar. O que pode parecer nossa contradição é meramente o resultado de um embate de nossas ideias preliminares.

Aquilo que conversamos aqui são as nossas primeiras impressões, nas quais julgamos o mundo de acordo com a visão que predomina em nós naquele momento. Como essas visões mudam, mudam também as nossas posições, e é ótimo que haja um contraponto para aquilo que julgamos tão apressadamente. Através de visões contrárias é que podemos chegar a uma melhor síntese sobre o tema (até o momento em que a síntese se divide e tudo começa outra vez, mas então nós já não estamos no mesmo lugar).

Se eu fosse escrever um artigo sobre o que a gente conversou, ele seria diferente daquilo que falei para você, porque um artigo exige que se vá além das primeiras impressões, ele já é um passo na direção na análise. E então eu levaria em conta tudo o que você me disse (e que eu havia tentado negar) e o resultado seria naturalmente muito mais equilibrado.

Somente às pessoas mais próximas é que deveríamos mostrar nossas primeiras impressões, pois elas fatalmente são parciais, injustas e mesmo preconceituosas. Isso não significa que não possam ser válidas, pois elas são caminho para a verdade, são necessárias para o aperfeiçoamento do nosso entendimento, mas, definitivamente, não são coisas de que devemos nos orgulhar.

E, no entanto, o mais comum é erguermos altares para nossas primeiras impressões e as espalharmos por todo canto. Quando recebemos o inevitável revide, já que estamos ainda em uma etapa preliminar da busca pela verdade, a nossa tendência é nos sentirmos ofendidos e nos aferrarmos ainda mais às nossas primeiras impressões.

Surgirão novos argumentos a nosso favor, e nós os usaremos para comprovar que estávamos certos em tudo desde o início. Nos pontos problemáticos, estaremos dispostos a criar as teorias mais disparatadas, desde que elas sugiram que as nossas primeiras impressões estavam certas.

Somos crianças assim.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 24/02/2018
Reeditado em 24/02/2018
Código do texto: T6263296
Classificação de conteúdo: seguro