Aprender sobre o Universo

Tento puxar pela memória o que foi que aprendi sobre o Universo no tempo da escola, e a verdade é que não foi praticamente nada. Vagamente, lembro que nos ensinaram alguma coisa sobre o Sistema Solar nas aulas de Geografia – de Geografia!

Nas aulas de ciências não me recordo de nada. No Ensino Médio é certo que não vimos nada sobre o Universo. Ali as ciências já estavam divididas entre Biologia, Química e Física e, coisa espantosa, em nenhuma delas a gente estudava o Universo.

Ora, como é possível que as crianças não aprendam na escola sobre a coisa mais importante de todas, isto é, a razão de estarmos aqui nessa grande brincadeira cósmica? Fala-se em alienação política, mas que nome se dá à multidão de pessoas que, em decorrência de sua educação, desconhece as informações mais básicas a respeito do Universo em que vive? Fala-se em analfabetismo, mas como qualificar as pessoas que, ao olharem para o céu noturno, não conseguem dar uma única informação a respeito daquilo que estão vendo?

Não admira que nos entreguemos, de corpo e alma, a interesses e sentimentos dos mais baixos e terrenos, sem nem cogitar que tudo o que mais nos atinge perde importância na escala cósmica.

Tenho para mim que o Universo deveria constituir matéria específica ensinada desde os primeiros anos de escola. Não em Geografia e nem mesmo em Ciências, mas algo independente e multidisciplinar.

Só fui despertar o meu interesse pelo assunto por vontade própria, mais de uma década depois de sair da escola. Eu já poderia estar em um estágio de conhecimento muito maior, se minha curiosidade tivesse sido atiçada pela escola.

Em um mundo onde o Universo é disciplina escolar, haveria espaço, por exemplo, para os terraplanistas?

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 03/04/2018
Código do texto: T6298393
Classificação de conteúdo: seguro