Apreciação sobre as características do rádio

O rádio é o veículo que consegue chegar a todos os lares brasileiros numa porcentagem de 98%, enquanto a televisão só corresponde a 75%. Ele é o grande formador de opinião, principalmente das classes menos favorecidas. Pela sua rica e variada programação e segmentação, desafia todos os agentes ligados a ele a terem grandes responsabilidade para não poluir o mercado, privando as pessoas de seu direito junto ao veículo. Pode-se constatar que existem ouvintes mais preparados que os próprios entrevistadores do rádio. Este fato, provoca patrões e funcionários, a uma crescente conscientização da importância de elevar a qualidade do rádio. Até os comerciais parecem estar pagando o preço da desmotivação, pois não se criam mais músicas apropriadas a eles.

Mesmo com algumas exceções, o rádio cumpre sua função social de entretenimento, informação, formação cultural e educacional, prestação de serviço e publicidade. Ele é um canal de extrema importância para seus ouvintes, que o procuram como resposta pessoal e comunitária. Pela segmentação e especialização, torna-se superior a outros veículos, por sua capacidade de se aprofundar com capacidade em seu espaço de atuação. Como os outros, pode estabelecer a sinergia de produtos incentivando o consumo.

Em sua função principal de entretenimento, consegue abranger um universo imenso de programação, passando pelo humor, entrevistas, fofocas, debates e coberturas várias. Quanto à informação, abarca notícias globais e locais, principalmente. O rádio também age como criador de hábitos, ao mesmo tempo, em que preserva valores. Não contraria seus ouvintes, mas não é mero cumpridor de tarefas.

A primeira função social que deixou sempre a desejar, é a educacional. Esse potencial permanece latente, esperando alguém corajoso para despertá-la. Fica aí, o desafio de elevar a qualidade do rádio. Basta apenas, encontrar pessoas que sejam amantes dele e tenham coragem de lutar por sua melhoria.