Cristianismo x Cristo

Assisti a uma pequena entrevista com um ex-terrorista muçulmano. Uma das coisas que ele disse foi que lhe venderam a ideia equivocada de que o islamismo e o Islã eram a mesma coisa. O islamismo seria, na verdade, apenas a tentativa de impor qualquer versão do Islã para a sociedade. Trata-se de uma ideologia, e não da religião, como ele descobriu depois.

Achei interessantíssimo e cogitei se não poderíamos dizer o mesmo de qualquer crença ou religião. Por exemplo, será que realmente o cristianismo reflete o que era o Cristo, ou é apenas uma interpretação bem sucedida da vida de Jesus? Ora, quando leio o Evangelho, me parece que nada está mais distante do Cristo do que as igrejas cristãs de hoje. E o posicionamento político que elas costumam ter apenas torna essa diferença mais evidente.

Será que não misturamos a fé no Cristo com algumas ideologias que pouco tem em comum com ele? Será que essas ideologias já não se tornaram tão enraizadas que só a muito custo alguém consegue delas se livrar e descobrir qual era a verdadeira mensagem de Jesus? Estaria Osho certo ao dizer que em vez de cristãos deveríamos ser Cristo?

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 08/04/2018
Reeditado em 09/04/2018
Código do texto: T6303334
Classificação de conteúdo: seguro