POR QUE A INCONGRUÊNCIA DAS LEIS?

Pergunto-me com dúvida de leigo e com coração de gente.

Hoje, a imprensa noticia algumas sentenças da justiça que movimentam a opinião pública.

É certo que como leigos expectadores, sempre questionamos certas decisões que geram desconforto, e que nos parecem, muitas vezes, norteadas pela falta de bom senso.

Por exemplo, como entender, como simples cidadão, certas regalias para crimes hediondos que fogem totalmente ao nosso entendimento?

E de profissionais cuja característica intrínseca de seus cargos pedem uma vida ilibada, e no entanto, a despeito de suas condutas, continuam julgando e arbitrando sobre o destino alheio?

Como alguém, cuja tendência criminosa goza de requintes de crueldade, consegue privilégios que colocam a segurança pública em risco? Quem responde por isso?

Ocorre que a justiça apenas cumpre as leis. Não as legisla.É assim que vejo.

Se há o direito ao benefício da lei, nada pode ser feito. Mas será mesmo?

De qualquer forma, é a sociedade quem elege seus legisladores.

Se as leis são incongruentes, falta o senso a quem as legisla. Então, infelizmente a culpa é nossa, pois escolhemos mal.

Talvez a tão discutida melhora da educação, também explique a ineficiência das nossas leis.

Como esperar que a sociedade legisle a congruência, quando olhamos o cenário atual do congresso nacional?

Vejam, a sociedade nunca se fragmenta setorialmente. Quando a crise é social, ela tende a se generalizar, porque o cerne da questão é único.

Se a crise é ética, não haverá ética que resista.

Se for moral, não haverá moral a ser seguida.

Se é educacional...nada se salvará.

Se não houver vontade política, estaremos órfãos!

O país é o nosso lar. A exemplo duma família, se não houver quem esteja suficientemente preparado e amadurecido para geri-la, um dia a casa cai.

E só Deus para reerguê-la!

É melhor que comecemos a rezar...