A Importância da Lealdade

"O que é lealdade? É o fruto de uma valoração inteligente da irmandade no universo: não se deveria tomar muito e não dar nada".

(O Livro de Urântia, 39:4.11)

O que é ser Leal? Parece fácil de entender, mas se fôssemos explicar, não teríamos palavras para explanar seu sentido. Quando tratamos de religiosidade e espiritualidade, fica mais difícil ainda de formar um conceito específico. Você pode ser leal à sua congregação ou grupo religioso, mas está sendo Leal à Vontade Divina? Ou apenas ao que você quer e deseja?

Aplicar a lealdade na vida religiosa é algo imprescindível, pois te impulsiona a seguir o valor mais elevado possível. É não deixar que as circunstâncias adversas da vida te coloquem contra os valores divinos.

Quantas vezes, em momentos de dor, sofrimento e doenças, pedimos para ser curados, para que tudo aquilo que nos afligia fosse embora; que apenas sumisse, não importando o preço a pagar? Porém, esquecemos que podemos estar sacrificando a nossa lealdade a Deus. Quando pedimos para ser curados, impondo a nossa vontade, deixamos de lado o que tanto Jesus nos exortou: a sermos como as crianças pequenas, com aquela Fé que confia no Pai, de todo o coração.

O Pai Celestial tudo pode, tudo conhece. Se você está passando por um sofrimento terrível, por uma doença incurável ou por uma calamidade sem precedentes, o Pai não está alheio a tudo isso. Ele conhece a nossa dor. Mas ele também quer conhecer, sentir o amor dos seus filhos por Ele. Um amor que é leal à sua verdade, que age conforme ele agiria, mesmo quando tudo parece desmoronar.

Vejamos Jesus. Mesmo quando orou ao Pai para que o cálice do sofrimento fosse retirado, Ele entendeu a Vontade Divina. Não era da Vontade Divina que Jesus morresse de forma tão cruel, mas era da Vontade Divina que Jesus não usasse seus poderes divinos para demonstração de poder, que apenas acarretaria em uma lealdade falsa e transitória das pessoas daquele tempo. Então Jesus elevou seu espírito a uma lealdade que nasce da confiança no Pai, a todos os seus ideais mais supremos. Mesmo sofrendo, sendo humilhado, Jesus foi leal ao Pai.

Ser leal não é poder pedir tudo que se quer em oração. É, na verdade, pedir menos, agradecer mais e agir, sempre e em cada situação, conforme a vontade do Pai.

Brenda Sá
Enviado por Brenda Sá em 27/04/2018
Código do texto: T6320387
Classificação de conteúdo: seguro