O MENOR NÃO ESTAVA ENTRE OS MAIORES

Os últimos acontecimentos nos levam a pensar que estamos cada vez mais abandonados, expostos e desprotegidos. Os números parecem estar contra a população que sem perceber briga entre si, quando quem levantou os questionamentos está do lado de fora rindo e chamando todos de ignorantes, idotas e imbecis.

Não conseguimos mais perceber o mal que nos rodeia, apontamos um culpado, julgamos e condenamos sem ouvir as testemunhas e até mesmo a versão do réu - No mundo cibernético é assim todos viraram juízes e réus - Mentira! No dia a dia também, já que vivemos em uma sociedade onde quem tem a voz mais alta fala e os outros se calam. Falar pra quê? Por quê? Você não é, e nunca será ouvido mesmo, já que a raiva, o rancor, a frustração, e a indignação já tomaram conta de todo o ser do outro.

Essas atitudes só demonstram a nossa pequenez, e a nossa incapacidade de realizar qualquer diálogo com o outro, já que a opinião do outro não vale. “Jesus foi posto diante do governador, e este lhe perguntou: "Você é o rei dos judeus? " Respondeu-lhe Jesus: "Tu o dizes". Acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes religiosos, ele nada respondeu. Então Pilatos lhe perguntou: "Você não ouve a acusação que eles estão fazendo contra você?" Mas Jesus não lhe respondeu nenhuma palavra, de modo que o governador ficou muito impressionado.” – Mt 27.11-14. Ou seja, o texto claramente nos mostra que a resposta de Jesus foi a melhor, o que Ele deveria falar diante dos “chefes dos sacerdotes e dos líderes religiosos”, que naquele momento o acusavam? Se levantasse sua voz para se defender ia ser uma discussão terrível e sem nexo, ou seja, a melhor resposta foi "Tu o dizes", e não disse mais nada.

Ouço muitas vozes nas redes sociais umas defendendo Marielle e outras acusando-a de tantas coisas. Mas, Marielle e tantos outros que já morreram nesse Rio de Janeiro, agora são um número, enquanto seu nome é citado nas redes sociais, ora como uma heroína, ora como uma vilã. Quando, quem começou tudo isso com o primeiro post deve estar sentado rindo de todos os que não conseguem fugir de uma discussão, irrelevante. Pois, se Marielle é heroína ou vilã, para que isso importa para os seus familiares que choram a perda de alguém amada?

O menor não estava entre os maiores, pois se tivesse haveria respeito!